Panqueca de Espinafre e Ricota



Faz um tempo que vi a receita de canelones de ricota e espinafre, no Blog Recetas y Condimentos. Usei a receita como inspiração, porque fiz algumas alterações. É que fiquei com dó de não usar todo o pé de espinafre, e também não tinha a quantidade de ricota determinada na receita. Além disso, eu tenho uma massa de panqueca imbatível. Continuei fiel a ela. :)

A combinação de ricota com espinafre é uma das mais perfeitas para este tipo de queijo [na minha opinião], já que o espinafre umedece a ricota, permitindo a obtenção de um recheio úmido. Essa preparação é ótima para acompanhar saladas de legumes [exceto batata, aipim, inhame].
Vocês podem achar que é difícil fazer panquecas e por isso vão desistir já no momento de ler o título, mas não é preciso. Basta saber rodar a massa dentro de uma frigideira e virar a massa com uma espátula. Eu afirmo que é tranquilo, e olha que acho que não existe uma pessoa mais desastrada que eu.
Recomendo. Enjoy! Beijos


PANQUECA DE ESPINAFRE E RICOTA

Ingredientes da massa:
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 1/3 xícara (chá) de leite
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • sal
Ingredientes do recheio:
  • 500g de ricota amassada ou passada no processador
  • 1 pé de espinafre cozido e picado (somente as folhas)
  • 1 ovo (cru)
  • sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
  • opicional: alho e cebola desidratados, sazón amarelo (tempero pronto).

Modo de preparo:

* da massa:
  1. Bater no liquidificador ou mix, todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.
  2. Untar uma frigideira [de preferência anti-aderente] com óleo.
  3. Aquecer a frigideira em fogo baixo.
  4. Despejar uma porção de massa na frigideira, e espalhar a massa rodando a panela.
  5. Assim que a massa estiver soltando das bordas, virá-la com o auxílio de uma espátula.
  6. Fazer isso até a massa acabar.
* do recheio:
  1. Amassar ou passar a ricota no processador.
  2. Cozinhar as folhas de espinafre. Espremer e picar.
  3. Misturar a ricota, o espinafre e o ovo, até obter uma massa.
  4. Temperar a gosto com sal, noz-moscada, pimenta-do reino, etc.

* montagem:
  1. Colocar o recheio no centro da panqueca.
  2. Enrolar e dispôr num refratário.
  3. Cobrir com molho 4 queijos ou molho branco.
  4. Polvilhar queijo ralado.
  5. Levar ao forno alto para gratinar.

OBS: Eu utilizei molho 4 queijos para cobrir as panquecas. Usei o pré-pronto, a caixinha que já mostrei em um post antigo (para ver clique aqui).

5 comentários:

  1. Que ricos los panqueuqes!!Y se siempre tanto loa canelones como las lasañas las hemos preparado con esa masa....los de ricota son los preferidos por mi mamá,y los míoosss...rocoooo,ricooosss

    Besos desde Barcelona ;))

    ResponderExcluir
  2. Pulando de blog em blog para achar receitinhas interessantes encontrei o seu...

    Gostei muuuuuuito dessa receita...
    Vou te seguir ok???

    Se quiser me faça uma visitinha e se gostar pode me seguir também ok???

    Janaína
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Espinafre com ricota é uma das combinações que mais adoro no mundo!!! Bela panqueca Carol! Um beijo e bom final de semana, Ju

    ResponderExcluir
  4. Também amo espinafre e ricota.
    Mandou super bem na panqueca!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Carol essa receita de panquecas dá para quantas pessoas? Ou melhor, quantas panquecas?

    Vai ser o meu jantar hoje! Com uma adaptação porque não tenho ricotta em casa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir