Pão recheado com Mortadela, Mussarela e Tomate



Pão com mortadela tem gosto de infância, não tem? Hoje em dia não é mais assim. Há essa exaltação ao peito de peru, presunto sem capa de gordura, ou qualquer outra coisa cujo nome implícito seja 0 calorias.
Vida de adulto é um pouco sem liberdade. Quando somo crianças achamos que ser adulto é ser livre, porém tenho quase certeza que ser criança é ter asas para voar. Dizem que a ignorância é uma dádiva. Será? 
Ser criança é comer tudo que quer e só se preocupar em comer os legumes e verduras que sua mãe colocou no prato. Ser adulto é equilibrar eternamente a quantidade de comida no prato e ainda se preocupar em ingerir pouca gordura saturada, bastante ômega3, não exagerar no carboidrato, não esquecer as vitaminas, e ...... A lista é infinita.

Eu proponho um dia de descanso para nossa mente. Ser saudável é ter prazer na hora de comer também. Finjam que são crianças de novo. Vão até a padaria e comprem aquela mortadela! Sabe aquela mortadela que só de pegar uma fatia a gente sente um perfume no ar? Aquela mortadela que tem gosto de lanche de tarde? Comprem! Agora é a hora de curtir...

Eu sugiro que utilizem essa mortadela para preparar esse mega pão recheado com mortadela, mussarela e tomate (sabe porque chamei de mega? Serinho... Ele fica imenso! Dá para um batalhão.). Aí muitos irão pensar "Vou ter que sovar massa? Deixar descansar? vai demorar muito". 
Engano de todos!! Essa receita de massa de pão é super simples. Encontrei no blog Panelaterapia. Realmente, o que a Tati (dona do blog) falou é verdade. Podem jogar todas as receitas de massa que vocês tem fora. Eu acho melhor fazerem uma fogueira! Põe pra queimar! Ela usa essa massa tanto para pão quanto para salgados assados Um verdadeiro achado!
Juro que não estou louca. Prestem atenção em mim... A gente não fica morrendo sovando a massa. A gente não tem que deixar ela descansar para dobrar de volume. Ela não usa ingredientes mirabolantes. É super rápida de fazer. Além disso, tenho certeza que NUNCA comerão uma massa tão deliciosa em todas as suas vidas!

Acho que não preciso dizer mais nada né? 
Divirtam-se. Saboreiem a vida.

Enjoy!



PÃO RECHEADO COM MORTADELA, MUSSARELA E TOMATE

Para a massa:
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água morna [tomem cuidado para a água não estar muito quente. Pode estragar a ação do fermento. Aí o pão não cresce de jeito nenhum. Ok? Morna é morna].
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco [é o fermento para pão]
  • 1/2 kg de farinha de trigo
Misturar o açúcar, o fermento, o sal e o óleo até dissolver [vai tudo virar uma pasta]. Adicionar a água morna e acrescentar a farinha de trigo aos poucos. Mexer com as pontas dos dedos. Não é preciso sovar. Você vai perceber que a massa vai estar pronta quando ela soltar das mãos.

Para o recheio: 

Como já disse antes, fica a critério de cada um. A minha sugestão é:
  • 200g de mortadela
  • 200 g de mussarela
  • 2 tomates cortados em rodelas
  • azeite
  • orégano
Você também pode rechear com: ricota  com espinafre, calabresa e queijo, frango com catupiry, e muito mais. A sua imaginação é o limite!

Modo de preparo:
  1. Polvilhar uma superfície com um pouco de farinha de trigo.
  2. Se você quiser ser mais rápida, abrir a massa com um rolo de macarrão [se você não tiver não fique tensa. Pegue uma garrafa de cerveja ou vinho, lave e a embrulhe com um filme plástico. Olha aí o seu rolo de macarrão genérico pronto para a ação!] O correto é deixar a massa grossinha, porque se ficar muito fina vai ficar ressecada. Se você não estiver com pressa, abra com as mãos formando um retângulo.
  3. Colocar azeite [em torno de 3 colheres de sopa) e espalhar sobre toda a massa.
  4. Distribuir as fatias de mussarela.
  5. Colocar as de mortadela por cima.
  6. Pôr as fatias de tomate e polvilhar orégano
  7. Enrolar a massa como se fosse um rocambole [Lembrar de moldar as pontas, deixando-as redondas. Assim o recheio não sairá enquanto assar].
  8. Pincelar azeite e polvilhar orégano.
  9. Colocar num tabuleiro [recomendo untar o tabuleiro com óleo]
  10. Levar ao forno preaquecido, 200ºC, até ficar douradinho.

Rendimento: 1 Pão



10 comentários:

  1. ai que delícia,verdade pão com mortadela lembra infância já anotei a receita beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa eu fiz ontem ficou maravilhoso e super prático

      Excluir
    2. maravilhosooooooo, fiz ontem e super prático

      Excluir
  2. Que delicia! Que lanche fantástico! Adorei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ CAROL!
    QUE PÃO MAIS LINDO E APETITOSO, FICOU PERFEITO!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  4. O recheio está mesmo tentador, uma delícia de sugestão!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer,usei o recheio de mortadela,mussarela e tomate picado com azeitona e cebola temperei com um pouquiho de sal,azeite e oregano,ficou molhadinho e com uma casquinha crocante e rendeu 2 pães de aprox.40 cm cada,a massa ficou maravilhosa adorei e meu marido quem diga comeu quase 1 sozinho.
    um abraço a todos e um excelente restante de Domingo.

    SUELEN BH,MG

    ResponderExcluir