Refeição Especial 2: Costela Urgente + Batata de Visita Chic




Continuando a série "Refeição Especial"... Aí vai mais uma opção de cardápio com prato principal e guarnição. Sei como é angustiante a rotina de "ter que fazer" almoço/ jantar todos os dias. Muitos até perdem o prazer de cozinhar. Uma das coisas que tornam esse momento massante é a falta de ideia. Todos pensam: O que é que vou fazer hoje? A monotonia é um problema quando se trata de paladar.
Então, tentando ajudar meus queridos visitantes do blog e cozinheiras de todo esse mundão afora, posto essa combinação de Costela e Batata. Quem fizer, vai comer de joelhos. Ficou bom por demais! E é claro que não vai dar muito trabalho. Dá para fazer com os pés nas costas!



Costela UrgenteAchei no site Mais Você
  • 1  costela de porco congelada (cerca de 1,2 kg)
  • 1 xícara (chá) de catchup (240g)
  • suco de 1/2 limão (2 colheres de sopa)
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco (120 mL)
  • 1/2 xícara (chá) de mostarda escura (120g)
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sobremesa) de molho de pimenta
  • sal e alecrim a gosto

Colocar na assadeira a costela de porco congelada e levar o forno alto (250ºC) por 10 minutos. Retirar do forno e com uma faca afiada cortar a costela em pedaços com 3 ossos. Reservar.
Numa bacia colocar o catchup, o suco de limão, o vinho, a mostarda escura, o açúcar mascavo, o molho de pimenta, o sal e o alecrim. Misturar. 
Colocar numa panela de pressão o molho (feito acima) e os pedaços de costela com o osso virado para cima. Fechar a panela e assim que começar a chiar contar 40 minutos. Abrir a panela, verificar se a costela está macia (caso não esteja deixar por mais 5 minutos).
Transferir a costela para uma assadeira com o osso para baixo, regar  com o molho que sobrou na panela e levar ao forno (200ºC) por cerca de 15 minutos ou até dourar, regando com o molho de vez em quando. Retirar do forno e servir.


Batata de Visita ChicAchei no Receitas.com
  • 8 batatas médias
  • 200 mL de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • queijo ralado
  • sal e pimenta a gosto

Descascar e cortar as batatas em rodelas na grossura de 1 dedo, temperar o leite com sal e pimenta (se desejar pode usar outros temperos em pó). Acomodar as batatas em uma fôrma e despejar o leite. O leite tem que ficar na metade das rodelas, espalhar pequenos pedacinhos de margarina sobre elas e levar ao forno pré-aquecido. Após 30 min, virar e espalhar o queijo ralado para gratinar. Assim que ficar dourada está pronta.




6 comentários:

  1. Meus filhos não gostam de comida congelada e nem de lanche todo dia então tenho que fazer almoço e janta.Tenho que usar a criatividade e gostei muito da receita.

    ResponderExcluir
  2. Carol, que idéia interessante, nunca tinha visto a costela feita assim, na pressão! Foto linda, e o resultado parece delicioso... Só fiquei com uma duvida, quando diz para regar é com o molho que ficou na panela, não .

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos elogio, Luisa Alexandra.

    Neri... Sei como é isso. Não tenho filhos, mas na minha casa é almoço e jantar sempre. Até mesmo no final de semana. Que bom que gostou.

    Gourmet, vc está certíssima. É para regar com o molho que restou na panela. Escrevi erroneamente assadeira. Valeu.

    Beijos em todos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das costelas, diferentes das minhas e vc sabe, receita diferente sempre estimula o paladar!, bjs
    Maura

    ResponderExcluir