Revuelto Gramajo



Tenho os livros da coleção "Cozinha do Mundo", da editora Abril. Estava folheando e vi um prato típico Argentino chamado Revuelto Gramajo.
Não tinha a mínima ideia do que aquele nome significava, mas a foto falava por si. Percebi que era uma mistura muito atraente. 
Fiz a receita e percebi que eu não gosto somente dos argentinos (que hombres guapos! Juan Soler e Fernando Castro são os genros que queria dar para minha mãe), gosto muito da culinária local também.

Eu simplesmente adorei esse prato, mas depois fiquei pensando em como iria colocá-lo no blog. Fique pensando que ninguém iria entender que nome doido é esse de receita. Fui buscar se existia uma outra forma de chamar este prato típico dos nossos hermanos.

Não descobri outro jeito. O lance é a gente se desapegar! Faz a receita e como feliz. Para que outro nome né? Não adianta o prato ter um nome que compreendamos, mas que seja sem graça. Fale o nome dessa receita como se estivesse ao lado do Che Guevara numa frente de batalha! REVUELTO GRAMAJO! 

Para não dizer que não descobri coisa alguma... 

Este prato típico foi criado pelo coronel Artemio Gramajo, Assistente geral do General Julio Argentino Roca, que o conheceu em 1867, quando seu regimento, 7 de Infantaria, atuou na província de Tucuman. A partir de então tornou-se seu amigo e parceiro de vida.

Existem duas versões sobre a origem deste prato famoso. Um deles está localizado na véspera de uma batalha que ocorreu em 1879, quando Rocha pediu a seu assistente para preparar uma refeição. Gramajo imediatamente tomou algumas batatas, descascadas e finamente picada, juntamente com algumas cebolas e presunto, colocando tudo em uma panela de ferro untada. Depois de alguns minutos adicionou ovos. Em meio a tiros Rocha questionou sobre o nome do alimento, e Gramajo respondeu: "Meus mexidos, general", (em espanhol ele disse "Mi revuelto, general) . O general respondeu: Gramajo mexidos? (em espanhol respondeu: Revuelto Gramajo?).


A outra versão é 1880, no Club del Progreso (em Buenos Aires), em que Gramajo era sócio. Eles passaram horas jogando truco. Uma tarde Artemio foi até a cozinha, pegou algumas batatas, cebola, presunto e ovos e preparou seu tradicional prato e convidou seus companheiros ocasionais para degustar. Foi nesse momento que seu prato adquiriu notoriedade.

Eres esto. Um prato simples, saboroso e barato. Disfruta!


REVUELTO GRAMAJO

  • Batata Palha (eu usei a de saquinho, mas se quiser pode fazer. Basta descascar, ralar e fritar, em óleo quente, 3 batatas). 
  • 4 ovos 
  • sal a gosto 
  • pimenta-do-reino a gosto 
  • 100g de cebola cortada em rodelas finas 
  • 1 colher (sopa) rasa de manteiga 
  • 50g de presunto picado 
  • azeitonas picadas a gosto [se quiser pode substituir por ervilha]. 


Em uma vasilha , bata os ovos com o sal e a pimenta, e junte as rodelas de cebola. Em uma frigideira, aqueça a manteiga, coloque a mistura de ovos e mexa por cerca de 1 minuto. Em seguida, acrescente o presunto, as azeitonas e a batata palha. Misture e sirva.



3 comentários:

  1. Super simples, mas com certeza muuuuuuuiiiiiiito gostoso... ADOREI!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei...principalmente a história tão bem abordada.. Parabéns

    ResponderExcluir