Brownie Sundae



O brownie é uma sobremesa tipicamente americana. Existem várias histórias sobre sua origem, mas a mais popular é que a criação do brownie ocorreu por um descuido de um cozinheiro que esqueceu de adicionar o fermento no preparo de um bolo de chocolate. Para não assumir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos e os serviu, anunciando à todos que havia preparado alguns brownies [parece que o batizou assim usando como referência a sua cor. brown = marrom]. Os convidados adoraram essa nova sobremesa, a notícia espalhou e sua "invenção" tornou-se um sucesso de público.
Sua textura está entre um bolo e uma espécie de cookie - casquinha crocante e massa fofinha/ úmida. Atualmente, é uma das sobremesas mais populares no mundo.


A receita que coloco aqui é diferente das demais, porque o chocolate é incorporado à massa não em gotas, mas já derretido. Por isso o nome de Brownie sundae. Eu A-DO-RO!

Beijos. Enjoy.

BROWNIE SUNDAE
[não lembro o local que obtive essa receita. Perdoe-me o criador desta maravilha]

Ingredientes:

*Massa
  • 150g de chocolate meio amargo
  • 150g de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas ou uvas passas ou amendoim ou castanha de caju
* Calda
  • 1/3 xícara (chá) de água
  • 125g de chocolate ao leite ou meio-amargo
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de licor de café (opcional)
Modo de preparo:
  1. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria e deixe esfriar.
  2. Preaqueça o forno em temperatura moderada (200ºC).
  3. Bata os ovos com os dois tipos de açúcar e junte o chocolate derretido.
  4. Acrescente a farinha e o fermento em pó peneirados, misturando em batedeira ou com batedor.
  5. Adicione o sal e junte as nozes (ou passas ou amendoim ou castanhas).
  6. Espalhe a massa sobre um tabuleiro untado e polvilhado e asse por 30 minutos. Ainda quente, corte em pequenos triângulos ou em quadradinhos.
  7. Faça a calda: misture todos os ingredientes e leve ao fogo; deixe ferver. Espere esfriar e regue os brownies.
Rendimento: 24 porções.

18 comentários:

  1. Hare Bába!!!! ótima pedida para uma sexta-feira!!
    Arrasou Carol!!!

    bjs da Cris

    ResponderExcluir
  2. Continua a minha saga por nomes, me vejo diante do Brownie Sundae...
    Me parece fácil saber o nome dessa gostosura...
    Brown em inglês é marrom e muitas vezes utilizam o "IE" como forma carinhosa, apelido ou diminutivo. Assim, Brownie pode ser o marronzinho...
    Sundae é um tipo de sorvete. Isso é um fato! Talvez tenha esse nome porque algum americano resolveu tomar um sorvete diferente em um domingo (sunday).
    Junto com o sorvete deve ter comido o bolinho marrom vendido algum podrão (rotten) americano...
    Lá também tem podrões, só que as pessoas usam aventais, as barracas são coloridas, mas a coisa fica exposta do mesmo jeito...
    Então o sorvete de um podrão com o marronzinho de outro podrão gerou o marronzinho com sorvete do podrão-podrão (Brownie Sundae Rotten-Rotten).
    Como eles não falam mal de seu país eliminou-se o podrão-podrão.
    Eu prefiro o meu Xall Mondae Rotten (XTUDO SORVETE DE SEGUNDA NO PODRÃO).
    Aquela maionese meio esverdeada escorrendo entre os dedos e o queijo ralado com sabor, mangue-lixão.
    Para sobremesa:
    Brownie Sundae (o da receita está sem sorvete)

    ResponderExcluir
  3. noooossa, Carolzinha! Que maravilha de brownie amiga! Deu água na boca.

    ResponderExcluir
  4. Estou chegando agora e adorando, vou linkar e seguir e humm que delícia!
    http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!
    Que espetáculo de receita hem...,será que é possível fazê-la diet?Estou precisando diminuir açúcar...
    Adoro seu blog,parabéns!
    Um ótimo fim de semana pra vc.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o gelado sundae e este brownie está maravilhoso, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    seja de onde for que venha essa receita, o aspecto e' delicioso , imagino o sabor ;) Beijo!

    ResponderExcluir
  8. que bom aspecto, poderia -me dizer qual a medida da xícara de chá?

    ResponderExcluir
  9. Hum Carol
    Sabe que eu estava passeando pela net e te achei...
    Adoro brownie, tão saboroso, né?
    Venha me visitar tb.
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uma sobremesa maravilhosa, hummmmmmm!!

    bjs......

    ResponderExcluir
  11. pdia-me dizer de que medida é a xicara?

    ResponderExcluir
  12. Ai, que perdição esse brownie. E parece tão fácil e gostoso que, mesmo com o calor que está fazendo, dá vontade de ligar o forno :)

    ResponderExcluir
  13. nossa Carol deu água na boca essa receita...sabe que nunca fiz um brownie? Mas agora deu uma vontadiiiiinha...rsrs


    bjim

    ResponderExcluir
  14. Oi. A medida de uma xícara de chá eu uso com medidores já comprados. Eu sei que quando é líquido são 240mL. Para farinha de trigo equivale a 120g, para açúcar são 160g.
    Espero que tenha ajudado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. ajudou sim... obrigada

    ResponderExcluir
  16. Ai que tudo! Eu querooo fazer Carol..e acompanhado de um sorvetinho de creme.. hummm já pensou?!rs
    Bjinhos linda.

    ResponderExcluir