Pirarucu na Chapa

Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce fluviais do Brasil, é conhecido também como o bacalhau da Amazônia [já que seu sabor lembra muito o sabor do bacalhau, porém a sua carne tende a ser suculenta].

De acordo com a mitologia indígena, Pirarucu era um índio que pertencia a tribo dos uaiás, que habitava as planícies do Sudoeste da Amazônia. Ele era um bravo guerreiro, mas era perverso. Cheio de vaidades, egoísmo e excessivamente orgulhoso de seu poder. Um dia, Pirarucu fez vários índios de refém e os executou sem nenhum motivo. Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que cansado do seu comportamento resolveu puní-lo. Convocou vários deuses, e solicitou que espalhassem relâmpagos, torrentes de chuva por toda a área. Mas Pirarucu soltava risos e palavras de desprezo. Então Tupã enviou um deus para lançar relâmpagos e trovões sobre Pirarucu. Ele tentou escapar, mas em nenhum momento pedia perdão. Um relâmpago fulminante acertou o coração do guerreiro e o corpo dele ainda vivo foi levado para as profundezas do rio Tocantis e transformado em um gigante e escuro peixe.

O índio Pirarucu podia ser perverso, mas a carne do peixe é deliciosa demais. O peixe é vendido da mesma forma que o bacalhau [salgado]. O cheiro dele durante o dessalgue não é dos mais agradáveis, porém não se deixem influenciar por este detalhe. O sabor é distinto. É fenomenal.
Beijos e até a próxima.

PIRARUCU NA CHAPA

  • Pirarucu [dessalgado e cortado em pedaços grandes]
  • pimentão verde cortado em rodelas
  • pimentão vermelho cortado em rodelas
  • cebola cortada em rodelas
  • batata inglesa cortada em 4 [cozidas em água e sal]
Aquecer uma chapa, e colocar sobre um fio de azeite. Colocar as postas de peixe e deixar até estarem cozidas. Reservar o peixe.
Adicionar sobre a chapa, os pimentões e cebola. Deixar até grelharam bem.
Dispôr a batata delicadamente e deixar "grelhar". Colocar numa travessa o peixe e colocar encima os legumes grelhados na chapa. Colocar as batatas separadamente. Servir quente.

4 comentários:

  1. os nomes diferentes de peixe que existe,ficou com muito bom aspecto bjokinhass

    ResponderExcluir
  2. Adoro bacalhau/peixe [haha] com batatas
    Fica ótimo né, combina muito.
    Ótima receita!

    Grande beijo
    http://prendadagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro pirarucu, gosto mais do fresco mas como o salgado tembém!!sempre que dá minha mãe manda prá mim de Manaus,bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  4. Hummm, adoro! Mas nunca comi do salgado, só do fresco, rsrs.

    ResponderExcluir