Bolo Bomba com Calda de Chocolate


Oi pessoas,

Minha mãe estava ouvindo a rádio globo hoje, especificamente o programa do Roberto Canazio. Parece que está ocorrendo uma promoção de culinária e uma ouvinte está concorrendo com esta receita. Mamãe sabe sobre o "meu fraco" por bolos e por isso anotou o passo-a-passo de como fazer esta iguaria. Fiquei muito curiosa, porque o recheio é colocado com a massa crua do bolo para assar. Não me aguentei e fui para a cozinha descobrir se essa receita realmente era boa [e possível!].
Pois bem... MARAVILHOSA! Creio que o nome seja bolo bomba, porque remete ao doce de confeitaria. Deu super certo. Fiz leves alterações, mas nada que mude a essência da receita copiada às pressas. Agradeço imensamente à ouvinte cujo nome eu não sei.

Além disso, quero agradecer a todos que visitam o meu blog e aos seguidores [já são 170]. Obrigada pelos comentários, por acompanharem as receitas e tudo o mais.

Beijos. Enjoy!

BOLO BOMBA COM CALDA DE CHOCOLATE

Ingredientes

*Massa:
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
* Recheio (creme):
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho [maizena]
  • 1 gema
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 caixa de creme de leite
*Calda:
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de preparo

*Massa: Bater os ovos até ficarem em neve [claras e gemas juntas]. Sem parar de bater, adicionar o açúcar e a manteiga. Acrescentar o leite e a farinha de trigo aos poucos. Adicionar o fermento em pó e misturar. Reservar.

*Recheio: Colocar numa vasilha de vidro, todos os ingredientes [exceto o creme de leite]. Levar ao micro-ondas por 13 minutos, potência alta, parando de vez em quando para mexer. O recheio vai virar um creme grosso. Assim que esfriar um pouco, adicionar o creme de leite e mexer bem. Deixar esfriar. Reservar.
Se quiser, também pode fazer no fogão. Basta colocar todos os ingredientes numa panela [exceto o creme de leite. Levar ao fogo brando até engrossar, sem parar de mexer. Assim que esfriar um pouco, acrescentar o creme de leite. Deixar esfriar.

*Calda: Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até ficar na consistência de calda.

Untar e enfarinhar uma forma. Colocar metade da massa, colocar sobre a massa todo o recheio [não o colocando nas bordas] e cobrir com o restante da massa. Levar ao forno preaquecido (200ºC) por 40 minutos. Esperar esfriar para desenformar. Assim que desenformar, cobrir com a calda de chocolate e servir.

15 comentários:

  1. Estou visitando seu blog ,fiquei encantada adoro cozinhar!!!!parabenssssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bem que ficou o bolo amiga e com essa calda de chocolate perfeito,bjokinhass

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Carol! fiquei louca para experimentar esta receita. Deve ficar uma delícia e é bem pra´tica. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa linda este bolo, a foto da fatia parece sonho de padaria, daqueles bem recheados! nham nham

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, é mesmo uma autêntica bomba!

    ResponderExcluir
  6. hum....parece delicioso...olhe será que me pode dizer qual a capacidade da xícara?

    ResponderExcluir
  7. Bomba é o nome dado a um doce que parece um pãozinho coberto com algo doce e com um recheio no meio. Pode ser qualquer recheio DOCE porque se não eu já chapuletaria uma carne moída: doce de leite, doce de coco, creme, cremogema, chocolate, banana com canela, goiaba com requeijão, rapadura, mel, melado, etc. A cobertura pode ser de qualquer coisa também doce como açúcar, mel, melado, chocolate, leite condensado, glacê, etc... Ou seja, bomba é um pedaço de massa recheada com coisa doce e cobertura de outra coisa doce. Pode, inclusive, ser a mesma coisa doce tanto para o recheio, quanto para a cobertura. Eu diria que uma bomba é um doce recheado com um pouquinho de massa.
    EU ADORO BOMBA e, apesar do chocolate que prometi não comer por causa dos flavonóides que não sei o que é, comeria uma agora mesmo... Com cobertura e tudo...
    O bom de comer esse doce é que sempre fica um pouco grudado no papel e depois temos que dar aquela lambida, enfiar uma linguada para recuperar o doce que ficou grudado nele. Neste caso é bom não se preocupar muito com a procedência do papel.
    Mas o que seria um bolo bomba?
    Talvez alguma invencionice de alguém que fez o pobre explodir ao colocar explosivo no recheio.
    De repente era para ser encaminhado para alguma pessoa indesejável e fazê-lo explodir no momento da degustação. A calda de chocolate serviria só para lambuzar a cara do sujeito explodido... hehehe Já vi isso em desenhos animados...
    Será que é um bolo cheio de bombas, no caso o doce?
    Bombas... Porque bombas?
    Uma pesquisa da universidade de Cambridge dá conta de que o nome do doce veio de uma aldeã inglesa (D. Maria José) ao ir comprar seu pão na bakery (padaria) de um lorde inglês (Sr. José Maria) e que ficou, falando em inglês nativo, a observare us ducinhos queshtabam sobre o balicão:
    - Sinhoire Jusé Miria q ducinhos são estish?
    - Sinhôra Miria Jusé ush pedeiros que fizeram a tresh diash...
    - Sinhoire Jusé Miria gustastes dels? Sãum tãum bunitinhus...
    - Sinhôra Miria Jusé sãum umas bombas!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi. A medida de uma xícara de chá eu uso com medidores já comprados. Eu sei que quando é líquido são 240mL. Para farinha de trigo equivale a 120g, para açúcar são 160g. Espero que tenha ajudado. Beijos

    ResponderExcluir
  9. très gourmand, j'en raffole
    bonne journée

    ResponderExcluir
  10. Humm, eu que sou louca por bolos, fiquei louca para testar! Achei genial!!
    Bjs
    http://tataecoisasetal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Una receta estupenda tiene una pinta increíble, qeu bueno debía estar, la taza de té a cuantos gramos corresponde.
    besos guapa

    ResponderExcluir
  12. Jesuuuussss...que espetáálooooo...Gente babei literalmente aqui...rs

    Perfeito
    bjim

    ResponderExcluir
  13. adoro esse bolo ele e uma delicia e muito pratico de fazer adoro fazer em aniversario obrigado pela receita eu tinha perdido a minha beijos

    ResponderExcluir
  14. eu tenho uma frustração: cozinho super mal. queimo até ovo cozido!!! achei seu blog maravilhoso as receitas fáceis de entender... tá me animando a evoluir!!! bjus. anjoazul. tõ postando como anônimo pq além de ñ saber cozinhar, tbm ñ sei selecionar perfil... kkkkkkk, mas sou tua seguidora. bjus.

    ResponderExcluir
  15. Ola!! querida Carol vc esta de parabéns com todas essas receitas deliciosa, continue assim seu bolg esta bombando!! vou experimentar o bolo achei ele com uma cara ótima bjs....

    ResponderExcluir