Bolo de Maçã com Especiarias Diet


Ontem à tarde a brisa congelante não cessava de soprar pelos cômodos da minha casa. Quando isso acontece sempre pensamentos pecaminosos com guloseimas não saem da minha mente. Começo a imaginar bolos, pães, tortas, etc. A tentação foi mais forte que minha preguiça. Saí debaixo do meu edredom, arregacei as mangas, prendi minhas madeixas rebeldes, coloquei o avental e adentrei a cozinha com decisão. 
Peguei o livro da Fiona Cairns sobre bolos de aniversário e elegi a receita: Bolo de maçã com especiarias. A única questão é que ele não era diet. Então substituí por minha conta o açúcar por adoçante culinário. Porém mantive uma pequena quantidade de açúcar mascavo  [só que eu acho que ele não vai ser um grande diferencial para a glicemia alheia. Só 60g de açúcar mascavo! Sendo que ele não vai na massa]. Eu não segui a risca, mas isso é coisa de aquariana. Vivemos contra as regras..rs
Ele fica com uma consistência parecida com pudim de pão. Galerinha de casa adorou, principalmente minha mãe [minha crítica mais impiedosa].
Espero que façam e curtam esse delicioso bolo.

Enjoy! Até a próxima...


  • 420g de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (chá) de canela em pó
  • 450g de maçãs descascadas bem picadas
  • 120g de uvas-passas escuras sem sementes
  • suco de 1 limão
  • 20 colheres (sopa) de adoçante culinário para forno e fogão [se quiser usar açúcar, coloque 270g]
  • 60g de açúcar mascavo
  • 300mL de óleo
  • 3 ovos
  • 335 mL de leite desnatado
  • 1 1/2 colher (chá) de essência baunilha

Modo de Preparo:
  1. Preaqueça o forno a 170ºC. Unte  e enfarinhe uma fôrma. 
  2. Misture numa bacia a farinha de trigo, o fermento, o sal e a canela. Reserve.
  3. Em outra bacia, misture as maçãs picadas, as uvas-passas com o suco de 1 limão e o açúcar mascavo. Reserve. Deixe ficar um tempinho nessa mistura. Enquanto isso você vai fazendo a massa.
  4. Em uma batedeira , ou com o mixer, bata o óleo, o adoçante e os ovos por 3-5 minutos em velocidade alta, até ficar leve e espesso.
  5. Em velocidade mais baixa, acrescente a mistura de farinha alternando com o leite e a essência de baunilha, batendo após cada acréscimo, até fica homogêneo. Não precisa bater muito, só o suficiente para a massa ficar homogênea.
  6. Por fim, incorpore as maçãs picadas e as uvas-passas. Importante você não colocar o líquido que se formou junto. Se for preciso coe.
  7. Coloque o massa na fôrma já untada e enfarinhada.
  8. Leve ao forno por 50-55 minutos ou até um palito espetado no centro sair limpo (mas não faça esse teste de palito até o bolo ter ficado no mínimo uns 35 minutos no forno. Porque se abrir antes corre o risco de solar).
  9. Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformar.




4 comentários:

  1. Eita que Bolinho bom, e ainda por cima é diet :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ficou um bolo meio húmido, exatamente com eu gosto.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de especiarias indianas, nós estamos aqui especiarias Fornecedores, nós fornecemos especiarias da Índia para o mercado global, nossas especiarias como pimenta, açafrão, sementes de coentro, cominho, sementes de carambola, pimenta preta, especiarias quentes, cardamomo, Chlorophytum borivilianum, Tamarind, somnifera, Sapindus.
    Se você precisar de especiarias em saco do recipiente pela Índia, em seguida,

    CLIQUE AQUI

    ResponderExcluir
  4. Boas atualizações do blog Cozinhar Especiarias para melhor tenst obter
    especiarias indianas Fornecedores

    ResponderExcluir