Nhoque de Batata



Essa foi a primeira vez que fiz nhoque na minha vida. Confesso que fiquei tensa. Achei que era uma tarefa tranquila até ler a receita. Lá diz que não pode sovar muito, porque se o fizer a massa fica pegajosa. Além disso, para completar o quadro de tensão, chega a minha avó [a cozinheira oficial de nhoque da família] que começou a questionar o porquê de não estar usando manteiga. Eu li e reli a receita procurando algum indício deste ingrediente. Não achei nada! Aí já comecei a achar: "vai ficar horrível! vai ficar sem gosto! Será que sovei muito?". Enquanto tudo isso acontecia, eu já estava formando os nhoques.
Chega o momento de verificar se tudo foi bem: jogar o nhoque na água quente. Eu não sei se os primeiros demoram a subir. Só sei que olhava pro fundo da panela e via os nhoques circulando, porém nada de boiar. Tensão! Comecei a enlouquecer e ficar falando alto: "Sobe Nhoque! Sobe Nhoque!". Cantei a tarantela! E finalmente, as minhas preces às Mammas italianas foram atendidas. Os nhoques começaram boiar e a ser retirados da água quente. Provei e estavam numa consistência excelente. Suspirei aliviada. Deu certo! Fiquei toda orgulhosa. :)
Recomendo a todos fazer essa massa tão famosa. Não é difícil, só deve-se ficar atenta (o) a alguns detalhes.
Até a próxima. Bom feriadão! Beijos

NHOQUE DE BATATA
[receita retirada do livro A Grande Cozinha - Massas da Abril Coleções]

Ingredientes:
  • 1 kg de batatas (as de polpa mais seca se possível)
  • 250g de farinha de trigo
  • noz-moscada e sal a gosto
obs: 1 xícara (chá) de farinha de trigo = 120g

Modo de preparo:
  1. Lavar as batatas, colocá-las numa panela com água fria e levar à fervura, deixando cozinhar. Quando estiverem macias, escorre-las, retirar as cascas e passar pelo amassador. OBS: para cozinhar as batatas no micro-ondas, deve lavar as batatas e descascá-las. Depois colocar num saco transparente com um pouco de água. Fechar o saco e furá-lo com um garfo. Tirar o ar da saco e colocá-lo num recipiente que possa ir ao forno micro-ondas. Deixar por 10 minutos na potência alta. Se espetar com um garfo e ainda estiver dura, pôr para cozinhar por mais alguns minutos. Assim que estiverem cozidas, passar as batatas pelo espremedor.
  2. Colocar o purê sobre uma mesa ou local que vá trabalhar a massa.
  3. Acrescente os demais ingredientes e misture rapidamente a massa. Não se deve sovar por muito tempo a mistura para não liberar o amido da batata, resultando numa massa desagradavelmente pegajosa.
  4. Divida a massa em pedaços e role-os sobre a mesa enfarinhada, formando bastões longos de espessura de um dedo mínimo.
  5. Corte em pedaços de 2 cm. Role cada pedaço pelas costas de um garfo, apertando levemente com o polegar para fazer os riscos característicos.
Atenção!
  1. É importante salpicar com um pouco de farinha os nhoques para evitar que grudem.
  2. Cozinhe-os em bastante água fervente salgada, um pouco de cada vez.
  3. Os nhoques estarão cozidos quando subirem à tona. Nesse momento retire-os delicadamente com uma escumadeira e sirva bem quente com o molho de sua preferência.
Truques e Conselhos
  1. O mais importante ao fazer nhoques é utilizar a menor quantidade de farinha de trigo possível para que eles fiquem macios e leves e, portanto, com melhor textura e sabor. No entanto, não se deve amolecer demais a massa.
  2. Se a qualidade de batatas não for a ideal para nhoques, pode-se acrescentar 1 ovo e um pouco de fécula de milho [no momento de misturar todos os ingredientes] - já que esses dois itens agregam sabor, firmeza e resistência ao preparo.

PARA O MOLHO VERMELHO:
Utilizei alho, polpa de tomate, pitada de açúcar, sal, manjericão e um fio de óleo. Refogar o alho no óleo. Adicionar a polpa de tomate. Acrescentar um pitada de açúcar [para reduzir a acidez da polpa], o sal e o manjericão. Assim que estiver pronto, jogar sobre os nhoques.

9 comentários:

  1. Aí sim é um nhoque de vergonha! Carol, seu nhoque ficou perfeito!!

    O pior é ver essa delícia nessa hora da madrugada :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. CAROL HOJE VOU FAZER NHOQUE AINDA BEM QUE PEGUEI ESSA AULA LOGO CEDO!!
    DEPOIS PASSA AQUI PARA VER!
    BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    Amo nhoques! Principalmente o de batatas! Mas pra variar faço tbm o de ricota, fica uma delícia tambeém!
    Beijos
    A Copê

    ResponderExcluir
  4. ils sont bons ces gnocchis et bien appétissants
    j'adore
    bonne journée

    ResponderExcluir
  5. Ficou mesmo muito apetitoso, os meus parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, as dicas foram ótimas! Qualquer dia eu me atrevo a fazer essa sua receita, bjos
    Eliane

    ResponderExcluir
  7. Huummmm que delícia de nhoque...
    Adoroooo...

    Ficou lindooo...

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, pode-se congelar esses nhoques?

    ResponderExcluir
  9. Oi Tati. Pode sim.
    Você congela os nhoques antes de cozinhá-los. assim que você modelar, coloque-os num tabuleiro polvilhado com farinha de trigo e leve ao congelador. Depois que estiverem mais firmes e não forem grudar uns nos outros, você pode colocas num saco e deixar congelar.

    ResponderExcluir