Suspiros


Suspiro... Sempre achei que esse doce chamava-se assim, porque qualquer pessoa depois de dar uma leve mordida neste doce soltava um suspiro (respiração forte e prolongada ocasionada por uma emoção).
Mas não encontrei nada que provasse tal suspeita. 
A única coisa que encontrei sobre o suspiro diz que ele é um doce muito leve, feito através de pequenas porções de merengue, que são assadas num tabuleiro em forno brando. Consta que seu primeiro registro data de 1881.  Parece que foi criado na Suíça, por freiras.

Estava fazendo o Bolo Tentação e a cobertura é Merengue. Após cobrir o bolo sobrou uma boa quantidade dele, portanto resolvi [por sugestão de minha mãe] fazer suspiros. Super fácil de fazer e de comer.
É pessoal, os primeiros suspiros a gente nunca esquece...

SUSPIROS
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 3 claras
Em uma panela, colocar o açúcar e a água. Levar ao fogo médio, sem parar de mexer. Assim que começar a ferver, parar de mexer e deixar fervendo por 10 minutos (ou até atingir ponto de bala dura).
Enquanto isso, bater as claras em neve. Porque assim que a calda atingir ponto de bala dura, tem que ligar a batedeira e ir colocando a calda lentamente junto das claras em neve. Importante não desligar a batedeira, nem jogar grande quantidade de calda, nem deve deixar a calda esfriar um pouco. O ideal é despejar um fio de calda com a batedeira ligada até ela acabar.
Bater as claras em neve com a calda até obter picos firmes.
Colocar o merengue num saco de confeitar. Moldar os suspiros em um tabuleiro forrado com papel manteiga. levar ao fogo brando até ficar dourado.


Um comentário: