Carne na Pressão

Fiz essa carne no sábado e minha amiga J.D., depois de comer, disse que precisava da receita [já que não sabe fazer nada numa cozinha, além de descascar batatas]. Então, aí está a lista de ingredientes e o modo de preparo.
Eu creio que esse prato seja perfeito para quem não tem muita desenvoltura com as panelas [além disso, é ultra rápida]. Portanto, mulheres que se sentem um peixe fora d'água na cozinha, não fiquem acanhadas e arrisquem-se.

Beijos e até a próxima.

CARNE NA PRESSÃO

  • 1 Kg de carne (acém, maminha, picanha)
  • 3 a 4 cubos de caldo de carne (pode usar sabor picanha, costela, etc)
  • 2 colheres (sopa) de alho
  • 6 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 8 cebolas em rodelas
Modo de preparo: Temperar a carne com alho, pimenta-do-reino e vinagre balsâmico. Deixar marinando por uns 20 minutos. Forrar o fundo de uma panela de pressão com metade das cebolas em rodelas. Colocar a carne. Esfarelar os cubos de caldo de carne e colocar sobre a carne. Cobrir com o restante das cebolas. Não é para colocar água. Tampar a panela e levar ao fogo. Depois de pegar pressão, deixar por 20 minutos. Deixar a pressão sair sozinha. A carne está pronta. Basta colocar num refratário e polvilhar cheiro-verde [opcional].

5 comentários:

  1. Carol,
    essa carninha parece ter ficado uma delicia, tambem tenho que fazer! obrigada por partilhar a receita!! beijo :)

    ResponderExcluir
  2. O grupo Queen, para quem não sabe era um verdadeiro admirador de carne.
    Há inclusive fortes indícios de que fizeram uma música para a carne na pressão chamada Under Pressure...
    Há ainda outra música que cantavam todas as vezes que acabavam de jantar carne na pressão (A Kind of Magic)...
    Eu, da mesma maneira que eles, sou um apaixonado por carne como já escrevi aqui, e se tiver uma gordurinha para eu chapuletar tudo junto em um pão francês com molho inglês não preciso de mais nada.
    Ao saborear a fibrosa apovernética nem me preocupo em saber o gênero do bicho porque sempre é o do sexo masculino que morre. Ninguém mata a VACA (nos dois sentidos) mesmo que ela esteja CHIFRANDO (também nos dois sentidos) o boi. Muito pelo contrário, os criadores dos bovinos até incentivam que a VACA da VACA meta o CHIFRE no otário do boi.
    Os indianos adoram uma VACA (no bom sentido) e os ocidentais adoram uma VACA (no mau sentido), mas só os do ocidente matam uma VACA (no mau sentido) se ficar comprovado que as vacas são as suas.
    O boi, que não sei por que não se chama VACO, é que sempre vai para o sacrifício enquanto a VACA da VACA, que não sei por que não se chama BÔIA, fica lá,... ruminando... chifrando outros bois otários que vão ser abatidos por ficarem abatidos por levarem chifres (no sentido figurado).
    Falam de arroba do boi gordo e do boi magro, mas não importa, os dois é que vão para o brejo. Aliás, o ditado está errado, o certo é O BOI FOI PARA O BREJO.
    É sempre assim... O BOI DE PIRANHA é o que vai à frente para ser devorado pelas piranhas (em tupi quer dizer PIRA peixe NHA dentes; peixe de dentes).
    O tapete é de couro de BOI, assim como o berrante, o sapato, o cinto, a bota etc...
    Não vejo nada de vaca a não ser o leite que, GRAÇAS A DEUS, é de vaca...
    Pensando assim, não tenho pena em me deleitar (sem trocadilhos) em um belo pedaço de carne de um boi que veio a falecer por não suportar a pressão do resto do rebanho.
    Pobre boi, não suportou tamanha pressão na carne!
    Acho que o nome CARNE NA PRESSÃO é bem apropriado para isso...
    Morte às vacas!!!
    Vou querer provar.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! Essa tem que ir para o Mais Você.
    J.D

    ResponderExcluir
  4. Carol, Fiz tua receita, é mesmo maravilhosa! Fácil, rápida e o resultado uma delícia. Coloquei lá no Lilica: http://lilicagourmet.blogspot.com/2011/05/paleta-na-pressao.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiz essa receita e ficou uma delícia! Parabens!!!

    ResponderExcluir