Bolo nunca é demais na minha vida. Não tenho idéia do momento em que iniciou-se este vício, mas não posso negar sua presença. Talvez o motivo seja que, desde que me entendo por gente, lembro de minha avó grudada em sua batedeira fazendo inúmeros tabuleiros de bolo. Minha avó fazia bolos para fora (para aumentar a verba da família) e sempre curtia ver a confecção. Era algo quase mágico! Incrível como a combinação de ovos, manteiga, farinha de trigo, açúcar e fermento virava um maravilhoso bolo. Vovó tinha esse talento com bolos. Tanto que fazia castelos, casa de joão e maria (fábula), cachorros, bolas de futebol... Tudo em 3D! O sabor é inesquecível. Até hoje muitos ainda comentam da massa tão fofa que desmanchava na boca.
Acho que vou ter que fazer terapia para descobrir, porém estou começando a crer que a culpada é minha avó. Só que desse mal eu não pretendo me curar. Eu quero mais, muito mais, sempre mais...
O bolo que escolhi para fazer tem alguns ingredientes tentadores: doce de leite, ovomaltine e castanha de caju. Depois que o comi, eu pensei "Danem-se as calorias. Esse trem tá bom por demais!"
Enjoy!
BOLO CROCANTE
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de leite
- 100g de margarina
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
- 400g de doce de leite (caso não tenha, coloque 1 ou 2 latas de leite condensado para cozinhas na panela de pressão por 40 minutos)
- 2 colheres (sopa) de ovomalitne
Cobertura
- 2 colheres (sopa) de ovomaltine
- 1 caixa de creme de leite gelado
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) castanha de caju
Modo de preparo
Bater os ovos, a margarina, o chocolate e o açúcar até ficar homogêneo. Acrecentar a farinha de trigo e o fermento. Mexer até adquirir uma massa líquida homogênea. Colocar em uma fôrma (30 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Levar ao forno médio preaquecido por 35 a 40 minutos. Deixar esfriar, desenformar e cortar ao meio.
Assim que a massa do bolo estiver bem fria, rechear com o doce de leite e polvilhar o ovomaltine por cima.
Para fazer a cobertura, basta misturar o ovomaltine, o creme de leite e o açúcar. Colocar sobre o bolo e polvilhar a castanha de caju. Servir.
Este bolo deve ser uma tentação dos Deuses amiga...que maravilha...corre nas veias o gosto amiga de fazer bolos, podes crer que sim....bjokitas
ResponderExcluirÉ sim, Belinha. Amor pela confeitaria de geração em geração. Bjs
ExcluirQUE BOLO MAIS LINDO E TÃO GULOSO.
ResponderExcluirQUE EU NÃO DARIA POR UMA SIMPLES FATIA....
BJS
\0/
ExcluirQue maravilha de bolo!
ResponderExcluirFicou mesmo lindo!!!!
Que aspecto delicioso :)
ResponderExcluirObrigada, Nay.
ExcluirMUIÉE assim você me mata ahsuahsuas nunca vi um site tão bom como o seu!parabéns
ResponderExcluirGracias... Continue vindo aqui e curtindo esse espaço. Bjs
Excluir