Quiche de Cebola


Você vai chorar ao fazer essa quiche. Isso é um fato! Não há como lágrimas não serem derramadas após cortar em rodelas 3 cebolas grandes. Mas pode ter certeza que vai valer a pena.
Muitos tem um certo preconceito com cebola, já dizem que não gostam sem ao menos terem provado. Porém não se esqueçam que é completamente diferente, tanto em sabor como em textura, a cebola crua da cebola refogada. Nessa receita eu uso as cebolas previamente refogadas no azeite e manteiga (bom que só).
Dá uma chance para essa "divinura". Delícia, delícia...
Inspirei-me na receita da tarte de cebola do site Mais Você. Fiz umas leves mudanças.

Por hoje é só pessoal. Inté.


QUICHE DE CEBOLA
Massa:
  • 220g de farinha de trigo
  • 100g de manteiga
  • 2 gemas
  • sal a gosto
Recheio:
  • 50g de manteiga
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
  • 2 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • cheiro verde a gosto
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Massa: Misture todos os ingredientes até obter uma farofa. Com a massa forrar o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (caso não tenha não tem problemas não. Faça no refratário que quiser, só não vai conseguir desenformar). Fure o fundo com a ponta de um grafo e reserve.

Recheio: Numa frigideira, em fogo médio, colocar a manteiga, o azeite e as cebolas. Deixar refogar , mexendo de vez em quando, até obter uma cor marrom clara. Reserve.
Numa bacia, bata os 2 ovos ligeiramente. Acrescente o creme de leite, o queijo ralado, o cheiro verde, a pimenta-do-reino e o sal. Misture bem. Coloque esse creme sobre a massa reservada (que já foi colocada na fôrma) e espalhe a cebola refogada. Leve ao forno médio preaquecido, 180ºC, por 30 minutos.

17 comentários:

  1. Delícia de receita, a foto dessa quiche já é um delicioso convite até para quem não curte cebola, que não é meu caso. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Beta. Uma boa foto é sempre um excelente convite para nosso paladar. Eu sou boa de boca. Então, são poucas coisas que eu não curto. Valeu pela visita. Bjs

      Excluir
  2. Bela quiche, Carol! Coincidência: hj, no almoço, comi uma quiche de cebola caramelizada com gorgonzola. Uma delicia! Assim como parece ser a sua. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da ideia. Dar um plus na quiche com cebolas caramelizadas e gorgonzola. Gosto muito da combinação de doce com salgado. Bjs

      Excluir
  3. Que apetitosa ficou!
    Mesmo muito bonita, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Eu usei a receita da massa e fiz uma "torta-guiche", pois acrescentei milho heheh.Não ficou tão bonita como a sua, mas ficou muito saborosa,postarei no meu blog.bjus.

    ResponderExcluir
  5. amo cebola..sua quiche ficou linda..parabens

    ResponderExcluir
  6. Hummmmmmmmm amamos cebola... sucesso de torta!!!

    bjs querida!

    Cris

    ResponderExcluir
  7. você disse¨Não há como lágrimas não serem derramadas após cortar em rodelas 3 cebolas grandes.Existem duas alternativas para que isso não aconteça.
    * Cortá-las em cima de tábua plástica, com uma chama do fogão ao lado acesa.A chama eliminará a substancia da cebola que agride os olhos.

    * Cortálas ao meio e lavá-las, levar ao congelador por 30 minutos
    Zena - Belém/Pá 02/02/2013

    ResponderExcluir
  8. Que quiche delicioso!
    Ficou perfeito!
    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  9. Hum...
    Gostei muitíssimo da sua receita. Fiz ela em dobro, para ficar mais alta e ficou ótima.
    Uma dica para os apaixonados por gergelim como eu: coloquei duas colheres de sopa na massa e depois salpiquei um pouquinho sobre a quiche, antes de levá-la ao forno.
    Ficou deliciosa a receita!
    Obrigada por postá-la e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Parece maravilhosa, gostaria de saber se pode congelar e como congelaaaaa.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de fazer essa maravilhosa receita.....fiz a metade e deu super certo! Grata pelo carinho do compartilhamento!

    ResponderExcluir