Torta de Peixe Fantástica



Ainda bem que existem peixarias nesse nosso mundo. Alguém já foi a uma pescaria? Eu achava que era super emocionante! O peixe puxando a isca, minhas mãos controlando a vara de pescar, uma luta feroz sendo travado no meio de um rio. Era isso que imaginava até ir a minha primeira e única pescaria. Achei a coisa mais entediante da minha vida, além de virar um "programa de índio" (desculpem-me os índios, mas é uma expressão popular). Fiquei na beira de um rio, sentada numa cadeira de praia, sendo devorada por mosquitos, obrigada a ficar muda (porque de acordo com o meu padrinho falar espanta os peixes), segurando uma vara de pescar e olhando por muito tempo para as águas paradas daquele lugar. Nada acontecia! Os segundos, os minutos, as horas foram passando e eu já estava quase morrendo de tédio. Voltei para casa de mãos vazias e as pernas cheias de picadas de mosquitos. Divertido né? Moral da história: A vida lhe dá facilidades, portanto usufrua delas. Não tenha a ideia de jerico de pescar. Vá a uma peixaria!

Acabei lembrando dessa meu perrengue básico de aprendiz de pescadora, porque fiz uma deliciosa torta de peixe com filés de merluza (que comprei na peixaria do mercado. Aleluia!). Essa receita é do livro "O retorno do chef sem mistérios - Jamie Oliver", e creio que nem preciso falar que ficou divina [fiz uma breves adaptações de quantidade, mas nada muito gritante] Essa torta é prato único, então, é só fazer uma salada de alface para acompanhar e já preparou a refeição do dia. 

Enjoy! Até a próxima.


TORTA DE PEIXE FANTÁSTICA
  • 5 batatas grandes, descascadas e cortadas em cubos pequenos
  • 2 ovos
  • Folhas de 1 maço de espinafre fresco
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura cortada em cubos pequenos
  • azeite
  • 1 e 1/2 caixa de creme de leite integral
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • suco de 1 limão
  • 1 colher (chá) cheia de mostarda inglesa
  • 500g de filés de merluza fatiados em tiras (na receita original usa-se haddock ou bacalhau sem pele, sem espinhas e fatiados em tiras)
  • salsa a gosto
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • noz-moscada (opcional)

Modo de preparo:
  1. Coloque as batatas em água fervente salgada e deixe por 2 minutos.
  2. Adicione os ovos para cozinhar nessa água fervente junto com as batatas. Deixe por 8 minutos ou até as batatas ficarem cozidas.
  3. Aproveite e cozinhe o espinafre no vapor em um escorredor sobre a panela (assim você cozinha as batatas, os ovos e o espinafre de uma vez só. Poupa-se tempo). Isso vai levar uns 2 minutos.
  4. Quando o espinafre estiver pronto, remova o escorredor e tire qualquer excesso de líquido das folhas espremendo-as gentilmente.
  5. Escorras as batatas e amasse-as. Temperar com azeite, sal, pimenta e noz moscada. Reserve.
  6. Retire os ovos, esfrie-os sob água fria, depois descasque-os e corte-os em cubos. Deixe reservado.
  7. Em uma outra panela, refogue a cebola e a cenoura com um pouco de azeite por uns 5 minutos, depois acrescente o creme de leite e leve à fervura.
  8. Retire do fogo e acrescente o queijo ralado, o suco de limão, a mostarda e a salsa. Reserve.
  9. Coloque o espinafre, o peixe e os ovos em uma travessa refratária. misture tudo e jogue por cima o molho cremoso com cenouras.
  10. Espalhar as batatas amassadas sobre o peixe com o molho (mas não alise. O bonito é deixar com aquele aspecto rústico).
  11. Levar ao forno preaquecido, 230ºC, 25- 30 minutos ou até que as batatas estejam douradas.

4 comentários:

  1. Essa torta deve ser tudo de bom...
    Tu és Pimentel, dai mesmo do RJ??? eu tb sou, mas sou do MA e vivemos tb em Recife e outros lugares.
    Peguei a receita para experimentar, depois eu conto.
    abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francy. Moro no Rio, mas a minha família Pimentel vem de Minas Gerais. Mas tem Pimentel por tudo quanto é canto..rs
      E aí? Gostou da receita?
      Bjs

      Excluir
  2. Que aspecto mais delicioso Carol, obrigada por partilhar

    beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a visita, Mariana. Adoro saber que gostaram das receitas que publico por aqui. Tudo feito com muito carinho. bjs

      Excluir