Glúten engorda?


Muitos podem achar que o glúten é um carboidrato por ser encontrado em pães, massas, bolos, bolachas... Mas estão enganados!


O termo glúten se refere a um conjunto de proteínas (as prolaminas), substâncias encontradas no trigo, no centeio, na cevada e seus derivados - mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta.


Resultado de imagem para gluten gliadina

A ingestão do glúten faz mal apenas para quem tem intolerância, alergia ou algum tipo de sensibilidade a esse componente alimentar. 

No caso da intolerância ao glúten,  as pessoas não conseguem digerir bem essa proteína, e por isso quando comem alimentos com glúten ficam com sintomas como dor de estômago, diarreia, tontura, alterações de humor, enxaqueca crônica, coceira na pele, gases, dor e inchaço abdominal.

No caso da alergia ao glúten, o organismo dessas pessoas "enxerga" o glúten como um corpo estranho. Então, é desencadeada uma reação imediata mediada pelo sistema de defesa do organismo, ou seja, são liberadas substâncias para combater esse invasor (por exemplo, anticorpos). Os sintomas são vermelhidões na pele, gases, dores de estômago, diarreia, vômitos e até impossibilidade de respirar (edema de glote).

No entanto, atualmente o glúten tem sido associado com ganho de peso. Será que isso é verdade? 
A retirada do glúten, em dietas para emagrecimento, está muito comum, porque associam essa proteína ao ganho de peso. É importante lembrar que o glúten acaba estando presente na composição de alimentos calóricos e não saudáveis. Mas não é ele que faz o valor calórico aumentar ou o produto não ser saudável.
O GLÚTEN NÃO ENGORDA! Os alimentos com glúten que engordam são, principalmente, aqueles que também têm alto teor de gordura e sal como ingredientes, por exemplo bolos e biscoitos. Mas, alimentos como pão ou torradas, apesar de terem glúten, só engordam se forem consumidos em grandes quantidades.
A melhoria da qualidade da alimentação é através do equilíbrio.




0 comentários:

Postar um comentário