Bouef Bourguignon e Noisettes de Batatas (feitas na Air Fryer)


Ares franceses pairaram pela minha cozinha hoje. Senti-me tomada pelo espírito de Julia Child e recrutei meu sous chef namorado para participar dessa imersão na gastronomia francesa. O cardápio escolhido foi o famoso Boeuf Bourguignon e Noisettes de Batata.

Dizem que mulheres sábias usam pérolas e creio que começarei a acreditar. Julia Child disse que Boeuf Bourguignon era o mais delicioso prato de carne bovina existente. Após o primeiro pedaço de carne embebido em molho ser saboreado por mim, fui invadida pela certeza de que esse É O PRATO COM CARNE MAIS GOSTOSO que já provei. Super recompensador quando todos de casa, sem eu nem perguntar falavam repetidamente que estava muito muito bom. 

O acompanhamento escolhido foram as simpáticas noisettes de batatas. A diferença para a receita tradicional é que optei em "fritá-las" na Air Fryer ao invés de diretamente na gordura. Ficaram macias por dentro, crocante por fora, sabor suave e impactante. Passá-las no molho do boeuf bourguignon é tão perfeito quanto passar um pedaço de pão num fundo de prato de sopa. 

Au revoir... 




Receita Boeuf Bourguignon

Ingredientes:

1kg de acém cortado em cubos grandes
1 cebola cortada em cubos
1 cenoura cortada em cubos
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 litro de caldo de carne -(2 cubos de caldo de carne dissolvidos em água quente)
150g de cogumelos Paris frescos cortados em 4 partes
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de extrato de tomate
Alecrim, louro e tomilho a gosto
20 cebolas pérola
1 colher (sopa) de açúcar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite e em temperatura média-alta doure a carne aos poucos, virando quando necessário até que esteja bem corada. 
Adicione a cebola e cenoura. Refogue até que a cebola fique macia. Junte o alho, a farinha e misture. Acrescente o vinho e deixe ferver. Assim que levantar fervura coloque o caldo de carne (reservar 1/2 xícara de chá) e tempere com  pimenta do reino. Deixe cozinhar em fogo baixo. Só tome cuidado ao colocar o sal, porque o líquido vai evaporar e o molho ficará encorpado. Deixe para ajustar o sal no final da receita.
Enquanto isso, em uma panela aqueça um fio de azeite e refogue as cebolas pérola e os cogumelos até que comecem a ficar dourados. Junte o açúcar e deixe caramelizar. Acrescente o caldo de carne reservado. Deixe ferver até que o caldo evapore quase completamente.  Coloque essa mistura na panela onde está a carne. Misture bem, ajuste o sal. Sirva.


Receita Noisettes de Batatas


1kg de batata
2 ovos
Alho e cebola desidratadas a gosto
sal a gosto 
pimenta do reino a gosto
Noz - moscada a gosto
orégano ( opcional )
Farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas em água e esprema-as ainda quentes. Faça um purê com essas batatas cozidas.

Acrescente o ovo, a cebola, o alho, o sal, a pimenta, a noz – moscada, o orégano e misture muito bem
Faça pequenas bolinhas de aproximadamente 3 cm de diâmetro e empane-as na farinha de rosca.
Frite na Air Fryer por 20 minutos, potência máxima.
Servir.

0 comentários:

Postar um comentário