Doce de Abóbora com Coco


Estava na minha casa de praia e não sei se fui influenciada pelo clima [árvores, passarinhos, ar puro, ...], mas deu-me uma vontade de comer um doce simples e tradicional. Doce feito no tacho com colher de pau! O cheiro que emana, durante o preparo, me fazendo lembrar dos tempos em que corria descalça e subia nas árvores. Tudo bem que ainda continuo andando descalça... Só pulo essa parte do correr, porque não sou nada atlética. Só a palavra correr, já me cansa. :)
Mas voltando ao assunto... Inspirada pelos ares, fui para a cozinha fazer esse belo doce de abóbora com coco. A sorte foi que consegui comprar uma abóbora sequinha, sem estar com aquela cara de aguada. Isso já garante em 50% que o doce vai ficar gostoso, porque o resto é por minha conta.

A receita que usei, encontrei no blog The Cookie Shop. Mas a origem mesmo não é desse blog, mas do caderno de receitas de Palmirinha Onofre [excelente culinarista que apresentava o programa TV Culinária]. De acordo com a Paula [dona do blog the cookie shop], ela adaptou a
receita do doce de abóbora, já que no site do programa não está muito bem explicado. Eu fiz conforme está no blog e ficou NOTA DEZ.

Aproveitando a situação. Eu vou utilizar essa receita para participar do "Alquimia de Ingredientes" - passatempo do Blog Eu Mulher. Os novos ingredientes são abóbora e/ou gengibre. Não deixem de conferir.

Fico por aqui. Até a próxima. Beijos


DOCE DE ABÓBORA COM COCO

  • 1 kg de abóbora vermelha, descascada e cortada em cubos
  • 500g de açúcar
  • 2 paus de canela
  • 6 cravos-da-índia
  • 1/2 xícara(chá) de coco ralado [usei do pacotinho, mas pode ser fresco]
Modo de preparo:

Numa panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água e umedecer o açúcar. A partir daí, abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando. Quando a abóbora tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um pouco (leva uns 35 a 45 minutos), junte o coco e deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e guarde em pote com tampa na geladeira.

7 comentários:

  1. Ficou lindo seu doce! Adoro comer doce de abóbora com um pãozinho! bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoooro doce de abóbora....cara da minha infância...

    bjim

    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uhuuu!! Adorei!! Abóbora já é bom imagine só esse doce!!

    Obrigada minha amiga por participar do alquimia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir