Torta de Chocolate, Uva-passa e Amendoim


Seguindo a fase "Não resisto ao Jaime Oliver"... Dessa vez, vou publicar essa torta fenomenal do livro "Revolução na Cozinha". Aceitei o desafio que o autor nos coloca e fiz a massa da torta (que ele disponibiliza), e francamente achei ótimo. Gosto dessa coisa artesanal de trabalhar a massa sobre uma superfície enfarinhada. Sem muitas complicações, só algumas etapas essenciais que tornam o processo não  vapt vupt. 
O nome original é torta de chocolate, uva-passa e avelã, mas como eu utilizei amendoim não poderia usar o mesmo nome. Senão ia ser propaganda enganosa...rs. Só que não foi nenhuma invencionice minha, o Jaime diz que podemos adicionar ingredientes diferentes (como outros tipos de castanhas, coco ralado desidratado, aveia).
O resultado é uma massa podre crocante que dissolve na boca e uma cobertura de chocolate (pouco doce) mesclado com outros ingredientes, que tornam essa torta numa combinação de arrasar quarteirão.

Aproveitando... Vou participar do Alquimia de Ingredientes, do Blog Eu mulher, com esta receita, já que um dos ingredientes desta vez é amendoim.



PRIMEIRA ETAPA - Como fazer a massa podre doce


Para 1kg de massa:

  • 250g de manteiga
  • 2 ovos grandes
  • um pouco de leite
  • 500g de farinha de trigo, mais um pouco para enfarinhar
  • 100g de açúcar de confeiteiro
  • opcional: 1 limão
Corte a manteiga fria (ou esfriada, se necessário) em pequenos cubos. Quebre os ovos em uma tigela com um pouco de leite e bata com um garfo. Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro. Com as mãos, trabalhe gentilmente a manteiga misturada com a farinha e o açúcar, até obter uma mistura esfarelada. Rale a casca do limão sobre a mistura. Adicione pouco a pouco os ovos com leite e trabalhe tudo junto até obter uma bola de massa. Polvilhe a bola com um pouco de farinha, depois enfarinhe mais um pouco a bola e a superfície de trabalho. Trabalhe a massa, mas não muito neste estágio, ou ela ficará elástica e borrachenta. Pressione a bola até obter um círculo achatado. Polvilhe com um pouco mais de farinha, depois embrulhe-a em filme plástico e deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos.

Obs: Esta quantidade de massa podre é mais do que vamos precisar na receita. Mas é fácil resolver isso. Basta envolver a sobra de massa em filme plástico e congelar.

SEGUNDA ETAPA - Como preparar a torta
  • Farinha de trigo para enfarinhar
  • 375g de massa podre doce
  • 200g de chocolate (mínimo de 75% sólidos de cacau) - usei chocolate meio-amargo
  • 285 mL de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar refinado
  • 30g de manteiga
  • sal
  • 50g de avelãs - substituí por amendoim
  • 50g de uvas-passas
Para fazer a base de massa: 
Preaqueça o forno a 180ºC. Enfarinhe uma superfície lisa e o rolo de massa. Abra a massa em um retângulo com pouco menos de 1 cm de espessura, polvilhando-o com farinha enquanto abre. Dobre a massasobre o rolo e acomode-a, devagar, em uma assadeira retangular. Aperte as extremidades com o polegar e o indicador para formar uma espécie de borda. Com um garfo, marque o fundo da base de massa. Coloque-a no freezer até endurecer, depois leve-a ao forno e asse por 15 minutos.

Para fazer o recheio:
Despedace o chocolate. Ponha o creme de leite e o açúcar em uma panela e ferva em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Tire a panela do fogo e adicione ao creme o chocolate, a manteiga e uma pitada de sal. Mexa devagar até o chocolate e a manteiga derreterem. Toste as avelãs em uma panela quente e seca por alguns minutos, até dourarem (no meu caso, eu já comprei amendoim torrado e sem pele). Espalhe as avelãs (ou amendoim) e as uvas-passas sobre o fundo da base da massa. Despeje o chocolate derretido e alise uniformemente os quatro lados. Deixe esfriar antes de levar ao freezer por 20 minutos, depois corte em quadrados.

4 comentários:

  1. Carol! que linda torta! Deve ter ficado uma delícia.

    ResponderExcluir
  2. Ah, isso não se faz. Que delícia essa sua foto. Adorei...
    Venha me visitar tb. Adorei o seu canto!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. ESSA TORTA FICOU DIVINA, QUASE BABO SÓ DE OLHAR.
    BJS

    ResponderExcluir