Às Favas!


























Calma, pessoal! Não estou mandando ninguém embora do blog. Na verdade, eu gostaria que todos lessem essa postagem sobre as favas de baunilha... Um ingrediente indispensável na culinária.

Não sei se já aconteceu com vocês, mas várias vezes ao ler receitas estava lá escrito para usar favas de baunilha. Eu não sabia o que era e isso começou a me intrigar. Então, resolvi procurar... Até porque queria fazer algumas receitas e não ter as favas me impedia.

Fava de Baunilha nada mais é do que uma vagem da variedade Vanilla planifolia, família das Orquídeas. A fava tem o formato de uma "vareta" e em seu interior há inúmeras sementes bem pequenininhas. A planta é nativa do México, porém atualmente o maior produtor é Madagascar. Nos dias de hoje, devido ao preço "salgado" das favas ( em torno de R$ 10,00 por fava), a maioria das pessoas usam a essência de baunilha (um saborizante artificial). Só que a essência nem se compara com o 1% das substâncias que a baunilha tem. 

Além disso, comprar as favas acabando saindo mais barato depois, porque podemos fazer açúcar de baunilha e essência de baunilha por um custo menor. Não entendeu? Vou explicar rapidinho. A quantidade de essência ou açúcar que fazemos com o uso de uma fava é muito grande. Então, no final das contas acaba saindo mais barato.

As favas de baunilha podem ser utilizadas para preparar pudins, sorvetes, bebidas com chocolate, leite com frutas, etc..

Onde comprar? Se morar em São Paulo, encontrará no mercadão. Eu comprei pelo Mercado Livre (site da internet). Comprei 20 favas por R$60,00.

No próximo post, vou ensinar a fazer Açúcar de Baunilha!

4 comentários: