Bolo de Butterscotch

 

Neste último dia 4 de julho, completou 10 anos que uma das coisas que mais amo no mundo nasceu. A minha filha e cachorra, Brandy. Ela entrou na minha vida de forma pretensiosa... Achei, em minha vã filosofia, que ela seria apenas uma animal de estimação. Ela tornou-se muito mais do que isso. Só para vocês terem uma noção... Ela nos acompanha em todas as nossas viagens. Fomos do Rio à Gramado (RS) de carro por causa dela. Mas quem é que abandona filho para poder passear?
Então para celebrar essa data tão especial, fiz um bolo à altura da Brandinha. Um bolo para a minha princesinha (até coroa ela tem! rs). Vejam só como ela é linda (100% mãe coruja).


Ela até tentou assoprar a velinha... ;)

Mas voltando a vaca fria...
Essa receita, eu retirei do livro "Bolos de aniversário" da Fiona Cairs. Tem cada bolo mais maravilhoso que outro. O bolo de butterscotch é super simples de fazer. A única coisa que dá trabalho são essas avelãs caramelizadas. O restante dá para fazer com os pés nas costas.
Super saboroso e diferente! 
Mais do que recomendado.

É isso aí. Enjoy!


BOLO DE BUTTERSCOTCH

Bolo:
  • 175 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (bem mole)
  • 175g de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó [era para usar farinha de trigo com fermento + 1 colher (chá) de fermento em pó. Como eu não tinha, usei a farinha normal e aumentei a quantidade de fermento]
  • 3 ovos
  • 100g de açúcar
  • 75g de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Cobertura e Recheio [alterei tudo, porque substituí o queijo mascarpone por cream cheese]
  • 300g de cream cheese
  • 3 colheres (sopa) de melado
  • 2 colheres (sopa) de glicose de milho
  • 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo



MODO DE PREPARO


Bolo:

  1. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe duas fôrmas redondas de 20cm de diâmetro.
  2. Use batedeira, processador ou mixer. Bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Não bata demais para não desandar, só o suficiente para adquirir a massa homogênea.
  3. Divida a massa entre as duas fôrmas, nivele e asse por 20-25 minutos, até um palito espetado no centro sair limpo.
  4. Tire do forno, deixe nas fôrmas por alguns minutos e desenforme.

Cobertura e recheio:
  1. Misture todos os ingredientes até obter um creme cremoso e consistente.
  2. Espalhe uma camada sobre cada um dos bolos e coloque um sobre o outro.






PARA AS GOTAS DE AVELÃ E CARAMELO

  • Cerca de 30 avelãs
  • palitos de churrasco com ponta
  • 110g de açúcar

Preaqueça o forno a 170ºC. Espalhe as avelãs numa assadeira e toste por 5 minutos. Deixe esfriar completamente. Insira a ponta do palito com cuidado em cada avelã. Reserve.

Derreta o açúcar em 100mL de água em uma panela de fundo grosso em fogo baixo, mexendo com uma colher de metal. Use um pincel de confeitaria úmido para tirar os cristais de açúcar das laterais (não pode ser de náilon). Quando não houver mais cristais, aumente o fogo. Não mexa. Vai adquirir uma linda cor âmbar. Deixe cair uma gota em uma tigela pequena com água gelada. Se rachar e formar uma bola, está pronto. Coloque a panela numa tigela com água fria e deixe ali para engrossar (sem deixar entrar água na panela).

Pegue um palito com avelã e mergulhe no caramelo. Levante, deixando cair o excesso. Quando formar um fio fino, prenda o palito debaixo de uma tábua grossa para que o caramelo possa pingar e formar um fio (recomendo que forre com um papel manteiga o local que vai cair o caramelo). Repita isso com todas as avelãs. Se o caramelo endurecer, coloque em fogo bem baixo para amolecer. Depois de 5 minutos, as gotas de caramelo terão endurecido. Corte no comprimento desejado.

Com muito cuidado, retire os palitos e coloque as gotas diretamente sobre o bolo.



6 comentários:

  1. uau! que bolo maravilhoso! com um recheio de babar!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bela fatia, bem tentadora.
    Parabéns pelo bolinho, e à tua Brandy.
    Beijinho

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas. Eu e Brandy agradecemos. :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro melado e açúcar mascavo, este bolo deve ser ótimo Carol!!! Eu também passei por isso, quando adotei os gatos, achei que seriam animais de estimação, daqueles que nem sobem no sofá.. Que ingenuidade a minha, hoje eles dormem na cama com a gente! Para ti ter uma idéia da "loucura", quando fui para França há dois anos atrás, quase morri chorando no avião, com o coração apertado por tê-los deixado! Pode isso?

    ResponderExcluir
  5. Que linda sua cachorrinha e esse bolo maravilhosa já copiei.

    ResponderExcluir