O Blog em todos os Idiomas - Tradutor

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Salada de Berinjela

Berinjela... Muitos viram a cara sem nunca ter provado. É uma delícia e muito saudável.
A berinjela é rica em vitaminas (A,B1, B2, B5 e C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio) e antioxidantes. Além disso, é recomendada nos casos de artrite, apresentando resultados interessantes na gota e no reumatismo. É também nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de prisão de ventre (constipação intestinal).
Atualmente, ela entra na lista dos famosos alimentos funcionais. Querem saber mais sobre isso? Leiam a matéria do POrtal QVB - Quero Viver Bem. Basta clicar aqui para entender melhor sobre os alimentos funcionais.


Aí vai uma receita saborosíssima de salada de berinjela. Ideal para comer com pão sírio ou um excelente acompanhamento para carne / frango.

Enjoy! Até...

SALADA DE BERINJELA
  • 5 berinjelas
  • 1 cebola grande
  • 1/2 pimentão vermelh0
  • 1/2 pimentão verde
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes
  • 1 pimenta vermelha
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 colher (sopa) de tempero pronto
  • sal a gosto
Modo de preparo:

Cortar as berinjelas em cubos e deixar de molho em 1 litro de água com 1/2 xícara (chá) de vinagre, por aproximadamente, 2 a 3 horas. A seguir, escorrer e distribuir sobre uma assadeira retangular untada com um fio de azeite. Levar ao forno (180ºC) por 30 minutos, mexer a cada 15 minutos.
Em um recipiente, colocar a cebola, os pimentões verde e vermelho (aferventados), o alho picado, as azeitonas, o tempero pronto, o sal e a pimenta picada. Regar com azeite. Mexer para agregar.
Em outro recipiente, colocar as berinjelas escorridas e temperar com o molho. Misturar. Servir.

Dica
Pode congelar devidamente embalado.
Deixe de molho a berinjela para tirar o amargo e não escurecer.

8 comentários:

  1. Amo beringela! Não sabia que ela estava na lista dos "funcionais"! Que legal, mais um motivo para incluí-la no cardápio! Beijão, Ju

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol,

    Adoro berinjelas, de tudo quanto é jeito, rsrs.
    Esta salada deve ser deliciosa!

    Beijão e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. BERINJELA...
    Minha vó chamava de brijela...
    Minha tia chamava de brinjela....
    Eu digo que não importa o nome eu não gosto dessa coisa.
    A minha mãe mistura a berinjela com laranja para baixar alguma coisa (acho que é o açúcar ou o colesterol sei lá). Aí a coisa piora porque fica azeda e amarga, ou seja é a concepção do fel in natura.
    Só vi um ser vivo que gostava muito disso: meu trinca-ferro que, para quem não sabe, é um pássaro.
    Já me mostraram lasanha de berinjela, berinjela recheada, à milanesa, cosida, crua, assada e a minha opinião não muda: é ruim de todo jeito...
    Meu passarinho gostava por causa da lagartinha que vinha dentro delas. Ele ficava feliz bicando a polpa da berinjela para achar mais lagartinhas. Acho que era por isso que ele gostava tanto.
    O pior de comer a berinjela é que ela coça a boca depois que a gente come. Pode até ser que ela tenha esse monte de vitaminas, mas o Centrum (vitaminas de A a Zinco) também tem, não coça a boca, é fácil de engulir e não tem lagartinhas dentro...
    Além do mais observe como é o preparo da berinjela: para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente. Viu como é simples?
    Outra maneira de não sentir o amargo da berinjela é cortá-la em cubos e misturá-la, ainda crua, a outro alimento, no momento da refeição. (argh)
    Acho que prefiro picanha...
    Aquela gordurinha pingando...
    O torresminho do feijão tropeiro...
    E a salada de berinjela (só uma colher de café)!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie, adorei seu blog... achei por um acaso!! AMEI as receitas, irei fazer algumas!! bjoo

    ResponderExcluir
  5. Opa, vou fazer e tentar de parar torcer o nariz para a Beringela! Outra coisa, ia sugerir, que você postase, mais receitas que não tivesse carne.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati. Pode deixar que vou procurar postar mais receitas que não levem carne. Valeu pela sugestão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei! É ´cómico...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails