Sobremesa Grega

Esta sobremesa não é um presente de grego [apesar do nome]. Eu não sei porque chama-se assim, só sei que é uma delícia.
Além disso, essa sobremesa não é nada enjoativa. Isso é um problema, porque a gente vai comendo e comendo e comendo... Depois só bate aquela culpa danada, mas nada que um período de malhação não resolva.

Não posso deixar de comentar que um dos ingredientes desta receita é aveia da Nutry. Tornando esse momento de prazer mais nutritivo.

Quer saber mais sobre os efeitos da aveia? Basta clicar aqui e ler uma interessante matéria do Portal QVB - Quero Viver Bem, da Nutrimental.


OBS: Peguei essa receita do site do Tudo Gostoso. Quer dar uma olhadinha? Clique Aqui.

SOBREMESA GREGA

Ingredientes:
  • 1/2 litro de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 gemas
  • 3 colheres (sopa) cheias de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos Nutry
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas
  • 1 lata de creme de leite
  • 200g de biscoito maisena
  • leite para umedecer as biscoitos
  • raspas de limão para decorar
Modo de preparo:
  1. Levar ao fogo os 7 primeiros ingredientes, mexendo sem parar, até engrossar.
  2. Tirar do fogo, acrescentar a aveia, as nozes e o creme de leite.
  3. Em um refratário retangular, alternar camadas de biscoitos umedecidos no leite e de creme, sendo a primeira e a última camada de creme.
  4. Decorar com raspas de limão.
  5. Levar para gelar.

4 comentários:

  1. Oie Carol,vim retribuir sua visita no meu blog e por ter comentado sobre essa tragedia que se abateu aqui no Rio. Vc como moradora do rio deve estar sentindo o mesmo q eu.

    Gostei muito das suas receitas,principalmente o bolo bomba de chocolate que ja vou fazer nesse fds!!! Sou sua nova seguidora.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. Que sobremesa mais gulosa Carol, tem um aspecto delicioso, mais uma maravilha que partilhas e que vou levar comigo, obrigado e bom fim de semana,

    beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Não, não pensem que esqueci o que contém um inocente floquinho de aveia...
    Por isso só posso pensar que essa sobremesa grega tem esse nome por conta do que carrega em seu interior: o hipocolesterolemiante...
    É isso mesmo!!!
    Apesar de não entender grego sei o que tem em uma aveia. Ela tem esse nome aí de cima dentro...
    Não posso esquecer de Tróia e o belo cavalo idealizado por Odisseu e dado pelos Espartanos ao rei troiano Príamo. Tudo porque o filho dele, Páris, resolveu se raptar Helena mulher do rei Menelau. Aí a coisa degringolou envolveu Aquiles e uma guerra que durou 10 anos. Até que os troianos receberam o cavalo e a vaca foi para o brejo (no sentido figurado porque sempre quem morre é o macho). Dentro dele, aquele lindo cavalinho, tinha um monte de espartanos que detonaram os troianos...
    Foi o famoso presente de grego...
    Daí eu penso... O que será que vem dentro dessa sobremesa?
    Não sou troiano, apesar de meu perfil ser de um legítimo grego: pardo, olhos castanhos, gorducho, cabelos encaracolados e com nome de Alvarus "o grego"
    Portanto não deveria me preocupar em comer essa delícia. O problema é o tal do hipocolesterolemiante que ninguém me explica o que é...
    Vai que...
    Eu tenho medo até de comprar kinder-ovo porque nunca se sabe a surpresa que ele traz dentro...
    Por isso não posso me arriscar em comer algo que vem com uma surpresa que, segundo a autora faz a gente ir "(...) comendo e comendo e comendo... Depois só bate aquela culpa danada"
    Ela mesmo dá uma pista: Vai ter que malhar depois...
    Ou seja, você vai ter que entrar em uma batalha, tal como a guerra de Tróia, só que já sai ganhando e depois vai lutar para perder... PESO!
    Vou provar!!

    ResponderExcluir
  4. Que delicia deve ser esta sobremesa, Carol! Fiquei com vontade de experimentar. Bj.

    ResponderExcluir