Vamos falar do xilitol?






Vocês sabiam da existência dessa variedade de adoçante natural chamada xilitol?

Primeiro, vamos saber qual a sua origem. O xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, como o milho, framboesa, ameixa, e outros, além de alguns tipos de cogumelos.

O interessante do xilitol é que ele não só se parece com o açúcar refinado, como também é tão doce quanto e cerca de 40% menos calórico.

Além disso, estudo científicos dizem que o consumo desse adoçante está ligado ao menor surgimento de cáries dentárias, uma vez que reduz a concentração de bactérias do gênero Streptococcus na flora bucal, o que resulta em uma placa menos aderente e de fácil remoção na escovação.

O xilitol também é indicado para paciente com diabetes pois, ao contrário dos açúcares convencionais, o xilitol independe de insulina para ser metabolizado pelo organismo, sendo, por isso, bem tolerado pelas pessoas portadoras de diabetes do Tipo I ou Tipo II.

Então, qual a desvantagem do xilitol?

A dose diária não deve ultrapassar 60 gramas, e em porções espaçadas, uma vez que o consumo excessivo tem efeito laxativo.

Outra desvantagem está no preço. Seu valor médio varia de R$39,00 a R$67,00 em um pote que contém 300g.

Outro cuidado no consumo do xilitol, também apontado por artigos científicos, é sua relação na estimulação de lipogênese, o que pode induzir a obesidade e a esteatose (gordura no fígado).



Um comentário:

  1. Gostei da matéria, todos tem sempre restrições, eu uso Stévia,
    O ideal seria nem usar. Gostei do novo visual do blog, parabéns a dupla.
    Bjs e Felicidades!

    ResponderExcluir