Bolachinhas de Leite Condensado - sabor tradicional, aveia, canela e chocolate com linhaça.


Sabe aqueles dias femininos em que ficamos ávidas por algo doce? Algo incontrolável! Um desejo lascinante que pulsa em nossa mente. Açúcar, Açúcar, Açúcar! Por conta dessa pseudo crise de abstinência, fui em busca de uma receita que saciasse minha vontade. Eu sei que todos dizem que é crendice, mas fazer qualquer coisa que leve fermento nestas épocas para mim não tem jeito. O resultado é sempre o mesmo: Bolo solado, Pão que não cresce, etc. Como diz o ditado: "Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay!".

Em virtude dessas condições femininas, fui em busca de uma receita que não levasse fermento. Dando uma olhada no blog Panelaterapia, eu achei um post de uma "bolachinha de leite condensado e chocolate". Lá haviam 4 coisas que me fizeram decidir na confecção dessas delícias: 1º Rápido de fazer; 2º Tenho todos os ingredientes em casa; 3º Não leva fermento; e 4ºAs fotos estavam muito tentadoras.
Além de fazer as bolachinhas conforme a receita, eu também quis experimentar novas versões. Como atuo em uma creche como nutricionista, sei o problema que é fazer o cardápio. As crianças tem aversão por muitas coisas. Então, aproveitei para testar a introdução de alguns ingredientes e ver se ficaria gostoso. Tendo resultado positivo, tenho um novo biscoitinho para as crianças.

Sendo assim, eu tive como resultado 5 tipos de biscoitos. Dois tipos são conforme a receita do blog, a bolachinha de leite condensado sem e com chocolate. As outras [que eu fiz] são de aveia, canela e chocolate com linhaça.
É isso. Ahh.. Matei minha vontade por açúcar. :)
Beijos. Enjoy!

BOLACHINHAS DE LEITE CONDENSADO

OBS: [para ver a receita no blog Panelaterapia, CLIQUE AQUI]

Ingredientes:
  • 1 gema de ovo
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal ou margarina [que contenha no mínimo 70% de lipídios]
  • 2 a 3 xícaras (chá) de amido de milho
Modo de preparo:
  1. Misturar todos os ingredientes até obter uma massa que solte das mãos. [FIGURA 1]
  2. Fazer bolinhas e colocar em um tabuleiro. Não precisa untar.
  3. Achatar as bolinhas com um garfo. [FIGURA 2]
  4. Assar em forno pré-aquecido (180ºC) por 15 minutos
Rendimento: 80 unidades

Para fazer a bolachinha banhada com chocolate:
  • Derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (potência 3, mexendo de tempos em tempos até amolecer). Molhar as bolachinhas no chocolate e colocá-los em papel manteiga até secar.
Para fazer a de aveia:
  • Para 1\4 da massa, eu adicionei 2 1/2 colheres (sopa) de aveia. [Não pode colocar muito, já que a aveia deixa a bolachinha quebradiça].
Para fazer a de canela:
  • Aproximadamente, 1 colher (chá) para 1/4 da massa.
Para fazer a de chocolate com linhaça:
  • Para 1/4 da massa, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó + 1 colher (sobremesa) de linhaça.


Conselho de nutricionista: A época de formação do hábito alimentar é no início da vida. Se querem que seus filhos comam bem na adolescência, introduzam alimentos saudáveis quando forem novinhos. E claro, dar o exemplo ajuda bastante.

6 comentários:

  1. carolzinha! Perfeitos seus biscoitinhos!! Já estou anotando as receitinhas!
    Bjk

    ResponderExcluir
  2. Carol, lindas bolachinhas!Já fiz as tradicionais, vou testar suas versões! Bom fds! bjs

    ResponderExcluir
  3. Que delícia estas versões!
    Adorei viu. Parabéns pela criatividade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol,

    Desculpe a ausência, cheguei numa hora boa, biscoitinhos são sempre bem vindos....ficaram ótimos, adorei!!!

    Tenha um fim de semana perfeitinho!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Carol, que gracinhas de biscoitinhos!!!
    Com chocolate ainda... Uhummm, que perdição!
    Amei...

    Beijinhos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir