Batata gratinada com creme de queijo e alho-poró


Eu sempre ouvi falar de alho-poró, mas somente depois do meu blog que passei a conhecê-lo de perto. Sabe aquela expressão "serve para comer, vestir ou passar no cabelo?", era a minha relação com o alho-poró. Não tinha ideia de como era, muito menos em que preparações usar. Muitas pessoas acham chique saber que você usou esse alimento.  Mas vou confessar que dá um certou "glamour" mesmo... Já dá um upgrade no nome da receita. Uma coisa é falar que fez batata gratinada ou outra coisa é batata gratinada com alho-poró. rs


Para quem nem sabe quem é o alho-poró vai uma breve apresentação. O alho poró é um vegetal que pertence à  mesma família que as cebolas e os alhos. Ele possui o sabor mais suave que a cebola, sendo muito utilizado na culinária francesa. Pode também ser utilizado cru em saladas.
Na aparência ele lembra a cebolinha verde, mas suas folhas são maiores e seus talos mais espessos. A parte comestível são os talos brancos. As folhas são aproveitadas para aromatizar caldos caseiros. O bulbo é jogado fora mesmo. O alho-poró pode ser preparado inteiro ou fatiado, refogado, cozido ao vapor ou assado. Também é ótimo para recheios de tortas, cremes, suflês, etc.

Agora todos vocês já conhecem esse vegetal. Ninguém vai ficar perdido quando alguém falar em alho-poró. Espero que gostem da receita. Básica e saborosa.
Até a próxima...


BATATA GRATINADA COM CREME DE QUEIJO E ALHO-PORÓ

(encontrei essa receita no site de receitas da GNT. Quer dar uma espiadinha? Clique AQUI)


  • 3 batatas grandes
  • 1 colher (sopa) rasa de manteiga
  • 1 talo grande de alho-poró
  • 300g de creme de leite (1 e 1/2 caixinha)
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • salsa picada a gosto
  • sal a gosto
Cortar as batatas (já bem lavadas e com casca) em rodelas de aproximadamente meio centímetro. Organize as fatias de batatas em um refratário untado com manteiga.
Em uma panela refogue o alho-poró cortado em rodelas bem finas. Quando o alho-poró estiver bem macio, adicionar o creme de leite. Desligar o fogo e então adicionar o queijo parmesão e a salsa. Acertar o sal. Adicionar o creme às batatas já cortadas, cobrindo-as bem.
Levar ao forno preaquecido, 200ºC, por aproximadamente 40 minutos, ou até que as batatas estejam macias.

5 comentários:

  1. ficou uma refeição muito apetitosa, adoro alho francês!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. UMA EXCELENTE SUGESTÃO PARA COZINHAR BATATAS, GOSTEI MUITO.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol,

    Sua receita ficou super saudável, adorei a sugestão!!!

    Que a Nossa sexta seja produtiva e feliz!!
    Correria, já é Natal!!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Carol, sempre tudo delicioso.
    Eu queria te convidar para uma blogagem coletiva que estamos fazendo. Entre amigos escolhi você, mas fique à vontade para aceitar ou não. Lá no Brie com Goiabada, no post 7 Links Project você fica sabendo como é, foi muito bacana.
    Beijos mil
    Fabiola
    briecomgoiabada.blospot.com

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Carol eu amo alho poró, vou fazer heim, beijinhos

    ResponderExcluir