Curitiba (PR): o que fazer e onde comer - parte 2

Jardim Botânico - ao fundo o Palácio de Cristal

 Um dos principais e mais visitados pontos turísticos de Curitiba é o Jardim Botânico. Ao pensarmos nesse local sempre visualizamos instantaneamente o Palácio de Cristal. Mas não se deixem enganar! O Jardim Botânico é isso e muito mais. Em seu interior nos deparamos com uma longa extensão de jardins ornamentados, um belíssimo chafariz, um lago e além disso, contamos com o Jardim das Sensações, o Museu Botânico, o Jardim de plantas nativas, o Espaço Frans Krajcberg e o Palácio de Cristal. Impressionados? Eu fiquei totalmente.
O mais interessante foi perceber que as famílias utilizam esse local para passar o final de semana com os filhos, o casal de namorados para curtir um momento a dois... Ou seja, lá não é apenas um ponto turístico. Ele faz parte do cotidiano dos cidadãos curitibanos.

O Jardim Botânico de Curitiba foi inspirado nos Jardins Franceses, sendo inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa em estrutura metálica, de 3 abóbadas, abriga espécies botânicas características da floresta atlântica. A estufa, também conhecida como Palácio de Cristal, baseia-se na arquitetura do palácio de cristal que existiu em Londres, no século XIX.

No Jardim das Sensações, o visitante percorre uma trilha de 200m, utilizando o tato e o olfato na percepção das plantas (possui placas em braille com informações botânicas).

No Espaço Frans Krajcberg, que fica ao redor da estufa, há uma exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista.

No Museu Botânico Municipal, possui um herbário de 310 mil plantas, mundialmente conhecido, com o maior número de gêneros e famílias de plantas no Brasil.

Horário de Visitação ao Jardim Botânico: Diariamente, das 6h às 21h (no verão) e das 7h às 20h (no inverno).

Horário de Visitação ao Museu Botânico Municipal: Herbário - de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h ininterruptamente. 

Lago que fica no Jardim Botânico

Palácio de Cristal - estufa de estrutura metálica com três abóbadas que abriga espécies botânicas de referência nacional.

Interior da estufa- espécies nativas, escada que leva ao segundo plano da estrutura metálica, a cachoeirinha.

Jardim das Plantas Nativas
Jardim das Sensações

 É pessoal. O Jardim Botânico é um dos locais que são visitados pelo ônibus da Linha Turismo que eu falei em outra postagem. Caso não tenha visto só é CLICAR AQUI.

Em breve outros pontos turísticos de Curitiba. Até a próxima...

2 comentários:

  1. Olá Carol,

    Adorei o passeio, agradeço as sugestões e dicas.

    Que o Nosso Domingo seja de Paz e Serenidade!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. Estive lá há pouco, aí uma amiga curitibana me falou do passado, de como era antes e achou umma foto das ovelhas que por lá pastavam!

    ResponderExcluir