Curitiba (PR): o que fazer e onde comer - parte 3

Como eu disse em postagens anteriores... Curitiba é uma cidade repleta de atrativos. As próximas atrações que mostrarei vocês podem conhecer utilizando o ônibus do Linha Turismo (se você não leu sobre isso, basta clicar aqui) ou até mesmo chegar de outras formas como, ônibus comum, carro, a pé, de bicicleta, etc.. Mas ir a pé a todos esses lugares num mesmo dia é uma maratona!

Espero que gostem de conhecer mais um pouquinho de Curitiba através dos meus olhos. Enjoy.
Até a próxima.

1. Ópera de Arame: Foi inaugurada em 1992. Com estrutura tubular e teto transparente, a Ópera de Arame é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico,e tem capacidade para 1572 espectadores. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras. Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 8:00 as 22:00h.




2. Bosque Alemão: Bosque em homenagem aos imigrantes alemães. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a casa Encantada, o oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba. Horário de funcionamento: Bosque - todos os dias, das 6h às 20h; Biblioteca infantil - todos os dias, das 9h às 17h; Hora do Conto - Sábado, domingo e feriado: 11h, 14h e 16h; Lanchonete - Segunda: 13:30h às 19h, Terça a domingo: 10h às 19h. Acesso gratuito à praça e biblioteca infantil. 



3. Bosque do Papa: Memorial da imigração polonesa é composto por sete casas feitas de troncos encaixados. Foi inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. O bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá ao estilo polonês. Horário de funcionamento: Bosque - Diariamente, das 6h às 20h; Memorial - Terça a Domingo, das 9h às 18h30.


4. Torre Panorâmica: Única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação. Com 109,5 metros de altura, foi inaugurada em 1991 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. O mirante oferece uma vista de 360º da cidade. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 19h.



5. Memorial Ucraniano: Localizado no parque Tingui, o Memorial Ucraniano é uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia. Com cúpula de bronze, o memorial é uma réplica da Igreja de São Miguel, na Serra do Tigre em Mallet. Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 18h.


6. Paço da Liberdade: Construção de 1916 com detalhes nos estilos neoclássico e art nouveau, antiga sede da Prefeitura de Curitiba. Foi restaurado, mantendo as características originais do edifício. Dentro é possível observar amostras da pintura original e trechos do sistema de escoamento de água através de pisos de vidro. Hoje é um espaço cultural com café, livraria, biblioteca, auditório e salas para exposições. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Nesse prédio ocorre anualmente a apresentação do coral na época do Natal. Horário de funcionamento: Terça a Sexta - das 10h às 21h; Sábado - das 10h às 18h; e Domingo - das 11h às 17h.



7. Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho): Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h.




8. Parque Tanguá: Inaugurado em 1996, possui área total de 235 mil m² e faz parte do projeto de preservação do curso do Rio Barigui, juntamente com os parques Tingui e Barigui. Destacam-se no Parque duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros de extensão, que pode ser atravessado a pé por uma passarela sobre a água. Possui ainda pista de cooper, ciclovia, mirante, lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto. Horário de funcionamento: Parque - Diariamente, das 8h às 18h; Bistrô - Diariamente, das 9h às 21h.

9.  Rua Visconde de Nácar: Ponto entre a Praça Osório, onde acontecem feiras temáticas, e a Praça Rui Barbosa, onde se localiza o Mercado Central. É próxima à charmosa Rua Comendador Araújo, que tem várias opções de compras.

10. Memorial Árabe: Situado na Praça Gibran Khalil, é uma construção moderna, inspirada nos povos do deserto. Seu interior abriga uma biblioteca.



Por hoje é só pessoal! Em breve mais postagens sobre Curitiba. Só que essas vão ser sobre o que mais gostamos: compras e gastronomia! :) 

Beijos

Um comentário: