Faz uns poucos anos que ganhei, de minha tia e madrinha Fátima, a coleção "A grande cozinha" da editora Abril. Acredito que ela tenha me dado, porque todas as vezes que ia a sua casa eu ficava folheando os exemplares. Devia ficar com aquele olhar de cachorro, pois num belo dia ela me disse que poderia levá-los. Eu não titubeei em aceitar e para evitar que ela mudasse de ideia os coloquei rapidamente na mala do carro.
Foi um presentaço! Simplesmente adoro essa coleção.
Hoje queria comer peixe e resolvi fazer para o almoço esse linguado com minicebolas carameladas que estão no livro "Peixes e Frutos do Mar". Fenomenal!
Recomendo comprarem essa coleção. São 20 livros. Muitas receitas para nos deliciarmos.
Por hoje é só pessoal.
Enjoy!
LINGUADO COM MINICEBOLAS CARAMELADAS
- 4 filés de linguado de 200g, cada um
- 15 minicebolas
- 50g de açúcar
- 1 taça de vinho tinto seco
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramo de alecrim
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- azeite
- sal
- pimenta-do-reino
Descasque e lave as minicebolas. Derreta o açúcar numa panela pequena e junte 12 minicebolas. Tempere com sal e salteie-as até que o açúcar comece a caramelizar. Adicione o vinho e água suficiente para cobrir as minicebolas. Continue a cozinhar até que estejam macias e o líquido do cozimento pareça uma calda.
Corte as minicebolas restantes em rodelas finas e deixe-as de molho em água fria por 15 minutos. Escorra, seque, passe-as na farinha de trigo e frite em bastante azeite quente. Retire-as com a escumadeira, coloque-as em papel toalha e tempere com sal.
Numa frigideira, aqueça algumas colheres de azeite com o tomilho, alecrim e o dente de alho (inteiro). Retire as ervas e o alho e doure os filés de linguado de ambos os lados, cortados em postas e temperados com sal e pimenta-do-reino.
Arrume as postas de linguado num refratário. Junte as cebolas carameladas com o molho e os anéis de cebola fritos.
Dica: Se você quiser atenuar o sabor doce, é possível adicionar um pouco de vinagre durante o cozimento das cebolas.
kkk fiquei rindo, aqui imaginando o 'olhar de cachorro', Carol! Valeu a pena, este prato está maravilhoso!
ResponderExcluirrs A vida não é fácil, Gourmet. Precisamos ter muitas cartas na manga... Até um "olhar cachorro" pode nos salvar..rs
ResponderExcluir