Bolo da Preguiça



Considero a cozinha como um ambiente mágico... Cada ingrediente tem a sua importância, gera uma sensação. Depois de ler o livro "A cozinha mágica de Marcia Frazão" passei a crer mais ainda nesses meus pensamentos.  

Em cada página percebi como a cozinha é o altar em que preparamos nossas poções (receitas). Aprendi até o significado de alguns ingredientes. Por exemplo: Baunilha - amor, equilíbrio espiritual, combate depressões, melancolia. histeria e tosses; Canela - purificação, sensualidade, prosperidade financeira, atração.

Envolta por essa aura mística, resolvi, então, seguir uma dica da autora na hora de preparar os meus bolos: "Bolo não cresce se você não agradece".
Além disso, ela explica que cada receita tem uma dádiva mágica, ou seja, funciona quase como um feitiço. Portanto, eu fiz esse bolo mentalizando que toda a preguiça que estava sentindo dissipasse. Cada vez que batia a massa, imaginava a sonolência  do meu corpo indo embora. A partir de agora toda vez que assar esse bolo, será para que eu recarregue as minhas "baterias" e busque todos os meus objetivos sem esmorecer.

"Na cozinha, ao redor do fogo, as mulheres (e alguns homens) se religavam com a sacralidade ancestral, com os antigos deuses e os antepassados. Na cozinha, em um templo de azulejos, panelas, potes e talheres, as mulheres se transformavam em sumas sacerdotisas e os homens, em sumos sacerdotes, responsáveis pela manutenção do fogo sagrado"(Marcia Frazão)


BOLO DA PREGUIÇA
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga

Bater os ovos com o açúcar. Adicionar a farinha de trigo, a essência de baunilha, a canela e o fermento. Misturar bem. Aquecer o leite com a margarina e em seguida adicionar à mistura. Bater bem até obter uma massa homogênea  [A massa vai ficar bem líquida mesmo, não fiquem preocupados].
Untar e enfarinhar forma. Assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por aproximadamente 50 min.

3 comentários:

  1. Muito fofinho este bolo , ficou com optimo aspecto, adorei o seu nome, pois é como eu ando ultimamente com preguiça eheheh

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho mão boa pra bolos não, mas to fazendo esse hoje. Assim que estiver pronto eu falo se consegui. Ele tem uma cara ótima pra um cafezinho da tarde...

    ResponderExcluir
  3. http://tvg.globo.com/receitas/bolo-preguica-4f779bcd02d9392b5700167f

    ResponderExcluir