Peixe branco assado com ervas, bacon e salsão



Já vi muitas pessoas dizerem que não gostam de peixe. Minha própria mãe proferia tais palavras inúmeras vezes. Sem dó nem piedade.
Acredito que só fala isso que apenas conhece corvina, xerelete e sardinha. Nunca vi peixes para terem tantas espinhas como esses. Aí as pessoas traumatizam... É uma garfada e depois a mão na boca para tirar trocentas espinhas. Isso quando dão sorte. Porque muitas vezes a gente engole e a danada da espinha fica entalada na garganta. De repente aparece algum parente idoso para mandar a gente comer pão. Não resolve e mandam bebermos 3 litros de água. Ou seja, ficamos com a barriga dilatada, putos da vida e com ódio mortal de peixe.
Mas cá estou eu para trazer a solução para suas vidas! Comam Linguado! Na boa... A carne é ultra mega power suculenta, não tem uma espinha e o sabor... Ah o sabor! É dos deuses! Virei fã de carteirinha. Porém o mais inusitado foi minha mãe (a revoltada com os peixes) dizer que amou o linguado. Ela disse que descobriu que gosta de peixe, só não gosta desses peixes atolados de espinhas.

E para melhorar o meio de campo.. Eu resolvi fazer uma receita bem saudável, provando que uma comida feita com as ervas certas não precisam de muito sal e que peixe assado também pode ser saboroso (porque há uma lenda urbana de que peixe só é bom se for frito).
Essa receita foi adaptada de uma do Jamie Oliver (meu muso) do livro "Jamie em Casa".

Imperdível! Creio que foi o melhor peixe que já comi na vida. Perfeito!

Até meu povo.






PEIXE ASSADO COM ERVAS, BACON E SALSÃO
  • 4 filés (200g cada) de linguado ou outro peixe branco sem espinhas (como haddock, bacalhau)
  • 2 talos de salsão picados grosseiramente
  • 4 ramos de alecrim
  • 8 tiras de bacon defumado
Para a marinada
  • 2 ramos de tomilho
  • 2 ramos de alecrim
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • azeite
  • suco de 1/2 limão


  1. Se os filés de linguado forem grandes, corte-os em 2 ou 3 pedaços. Reserve-os.
  2. Para fazer a marinada, esmague o tomilho e o alecrim com uma 1 colher (chá) de sal até que fique esverdeado. Acrescente 6 fios generosos de azeite, as folhas de louro, uma pitada de pimenta-do-reino e o suco de limão. Dê uma mexida. 
  3. Passe os pedaços de linguado, um a um, nessa marinada. Assim o sabor vai pegar por igual em todos. Depois retorne-os para a bacia onde fez o marinada e deixe descansar para pegar o sabor.
  4. Preaqueça o forno a 200ºC.
  5. Coloque um fio de azeite no fundo de um refratário. Acomode os pedaços do linguado e despeje toda a marinada sobre eles (pode colocar tudo! os ramos de alecrim, tomilho, as folhas de louro). 
  6. Acomode fatias de bacon sobre o peixe.
  7. Coloque por cima o salsão e os ramos de alecrim.
  8. Asse no forno por cerca de 15 minutos, até que o peixe esteja cozido e o bacon esteja crocante.


3 comentários:

  1. Que aspecto tão bom, ficou mesmo apetitoso!

    ResponderExcluir
  2. O linguado tem um sabor delicioso e delicado. O bacon não vai mascarar esse sabor?

    ResponderExcluir
  3. Não mascarou nenhum um pouco. Eu até cheguei a pensar nisso, mas o bacon apenas complementou.

    ResponderExcluir