Brevidade


Quando faço ou como brevidade sempre lembro-me do meu avô. Ele era sapateiro e sempre quando retornava de sua oficina trazia alguma coisa para os netos. Geralmente, eram as brevidades. Diferente da que fiz, essas eram como bolinhos [porções individuais]. Toda vez que como uma brevidade não apenas a saboreio, pois ela tem o poder de me levar ao passado.
A comida tem isso. Muitas ficam impressas na nossa memória e podemos vinculá-las a fatos de nossa vida. Eu chamo isso de "imprinting food brain"... Tenho vários. Esse foi o primeiro que conto por aqui.
Apreciem essa Brevidade, que aqui em casa teve uma breve vida. :)
Beijos

BREVIDADE


  • 6 claras batidas em neve
  • 6 gemas
  • 8 colheres (sopa) de açúcar
  • 8 colheres (sopa) de polvilho doce
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Raspas de casca de limão e açúcar de confeiteiro para polvilhar [opcional]

Modo de preparo:
1. Separar as claras das gemas.

2. Bater as claras em neve.
3. Adicionar as gemas, uma a uma, sempre batendo até misturar bem.
4. Acrescentar o açúcar aos poucos até ficar bem volumoso. Desligar a batedeira e envolva delicadamente o polvilho e o fermento. Coloque em uma fôrma untada e leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 40 minutos.

Rendimento: 12 a 15 fatias

13 comentários:

  1. Olá Carol,
    acho o nome deste bolo super adequado, pois a avaliar pela sua textura tão fofa deve desaparecer bem rápido!!
    Bonito bolo, bela receita!
    beijinho e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da receita. Super anotada! Vou fazer para minha mãe que só pode comer coisas sem glúten.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. ADOREI A BREVIDADE AQUI TBM TEMOS BOAS LEMBRANÇAS MEU PAI SEMPRE COMPRAVA PARA NÓS!
    VOU FAZER PARA RECORDAR!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fazia quando meus filhos eram pequenos. Essa é uma das receitas que minha também fazia.
    Tem certas comidas que tem a capacidade de se agarrar na memória da gente, n´?

    ResponderExcluir
  5. OI Carol!

    Nossa suas receitas me matam de saudades da minha terrinha , sou mineira, rsrs
    ta lindo o blog e muito gostoso rs
    Já copiei a receita assim que a fizer (pois ando precisando que o dia triplique as horas rsrs) eu mando pra vc..!!

    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Carol, esse trem verde no bolo é mofo!!! O mofo é q dá um toque especial? kkkkkkkkkkk
    Bju do goianinho linda!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia. Eu só conhecia brevidade com amigo de milho, adorei sua versão e estou anotando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. OLA... SOY GILDA VIVO EM BARCELONA VOU FAZER SUA RECEITA E ESPERO QUE FIQUE GOSTOSO..........MUITO OBRIGADO. 08.4-2013

    ResponderExcluir
  9. Quero muito fazer. Minha lembranças são de minha amada Vó Maria. ... hummmm

    ResponderExcluir
  10. hummmmmmmmmmm deu agua na boca, parabens!!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, cresceu bastante e ficou bem fofinho. Deixei 40 min no forno, mas eu acho q passou um pouco do ponto. Eu acredito q 30 min é o suficiente...de qualquer forma a receita é muito boa principalmente p. quem esta fugindo do gluten como eu.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Oito colheres de polvilho equivale a 1 xícara e meia mais ou menos. É uma colher cheia ou rasa?

    ResponderExcluir