Doce Xepa

Oi pessoas,

Andei um pouco enrolada nas últimas semanas [como já disse], porém estou tentando me desenrolar. Nesse final de semana, resolvi unir o útil ao agradável: uma preparação que tivesse um dos ingredientes do "Alquimia de Ingredientes" (passatempo do Blog Eu Mulher) e que atendesse aos desejos gastronômicos do meu pai [Porque os desejos do meu pai? No Dia dos Pais tem que haver um certo carinho a mais].
Pois bem... O passatempo "Alquimia de ingredientes" teve como vencedoras , desta última etapa, a Ana (do Blog Magic Flavours) e a Ana (do Blog Eu Mulher). Cada uma das duas escolheu um ingrediente para a próxima etapa, que foram: Peixe e banana, respectivamente.
Agora falando dos desejos gastronômicos de meu pai: AMA chocolate, prefere sobremesas cremosas e adora preparações que já venham em potinhos [ele tem preguiça de cortar a sua porção e colocar em um outro recipiente].
Então os meus critérios para elaborar a receita são:
1º- Ser uma sobremesa
2º - Ter banana como um dos seus ingredientes
3º - Ter chocolate como um dos ingredientes
4º - Apresentar consistência cremosa
5º- Estar em porções individuais [prontos para pegar e consumir]

Assim comecei a elaboração da minha sobremesa, a qual nomeei como "Doce Xepa". Escolhi esse nome, porque para fazê-lo foi como se eu tivesse feito a Xepa na cozinha [ a diferença é que os itens não eram de baixa qualidade].
Espero que gostem desta invencionice gastronômica. Aqui em casa fez sucesso!
Beijos. Enjoy!

DOCE XEPA

Este doce é feito de camadas, que são:
  • Granola [qualquer sabor],
  • Creme de chocolate,
  • Doce de leite,
  • Banana em rodelas,
  • Chantilly [usei de caixinha. Basta gelar e depois bater na batedeira. O melhor até agora, para mim, foi o da marca Fleishmann].
Ingredientes do creme de chocolate:
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 3 1/2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado
Modo de fazer: Coloque o chocolate picado em uma bacia e reserve um pouco para decorar. Aqueça o creme de leite em fogo médio (não deixe ferver). Adicione o creme de leite na bacia em que está o chocolate para derreter e misture bem até ficar homogêneo. Leve à geladeira até 15 minutos para esfriar, mas evite que ele fique duro.

Para fazer o doce de leite: Pegar 3 latas de leite condensado, colocar numa panela de pressão e cobrir com água. Deixar na pressão por 40 minutos. Apagar o fogo e deixar a pressão sair sozinha.


Montagem:
  1. Colocar em taças individuais, na seguinte ordem:
  • 2 colheres (sopa) de granola,
  • 2 colheres (sopa) de creme de chocolate,
  • 6 rodelas de banana,
  • 1 colher (sopa) cheia de doce de leite,
  • 1 colher (sopa) de granola,
  • 1 colher (sopa) de creme de chocolate,
  • 1 rodela de banana,
  • chantilly,
  • Decorar com granola.
OBS: A quantidade dos ingredientes na hora da montagem é a gosto. Coloquei o quanto usei para terem noção do quanto pus em cada porção. Mas fiquem a vontade para criarem seu próprio Doce Xepa!

17 comentários:

  1. Banana com chocolate vai fazer sucesso aqui em casa, Carol!
    Receita prática, vai agradar com certeza!
    Bjokas

    Eliane

    ResponderExcluir
  2. òtima receita! com certeza vou fazer!!!! ta rolando um sorteio lá no meu blog!! entra e participa!

    ResponderExcluir
  3. A combinação é de arrasar.
    Delícia de sobremesa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol
    Parabéns pela participação no Alquimia de Ingredientes.
    Participas com uma sobremesa bem deliciosa.
    Agradeço a visita.
    Votos de feliz semana ♥

    ResponderExcluir
  5. Carol te felicito por el postre de banana, esta delicioso y te deseo éxito en la Alquimia.
    Besos

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol,

    Que bela apresentação e deve ter ficado deliciosa, adorei os ingredientes....

    Tenha uma noite abençoada!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  7. Carol,
    Não estou conseguindo postar comentários nos blogs que não oferecem a opção Nome/URL. Não sei porque que com a conta do Google não entra o meu comentário. vamos ver se desta vez vai.
    Sua sobremesa é deliciosa e muito prática. Leva muitos ingredientes, porém tudo de fácil acesso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oba, consegui! Vou tentar mais este, para memorizar o que eu fiz que deu certo!
    Um beijo e parabéns pela receita

    ResponderExcluir
  9. Nossa, isso tem uma cara mto mto mto mto boa! Sério, fiquei com vontade! E é pratico, né?! \Legal essa coisa do blog Eu Mulher!

    ResponderExcluir
  10. Carolzinha, que delícia deve ter ficado este docinho, amiga! Com certeza fez sucesso e não agradou só ao seu pai!
    Bjk

    ResponderExcluir
  11. Amiga, sua sobremesa me deixou delirando, rsrs. Sua invencionice ficou divina, seu pai dever ter se esbaldado,heheh.

    Beijão e obrigada por deixar nosso passatempo mais rico e apetitoso.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol,
    A sua criação ficou bonita e com um aspecto muito saboroso. E a inclusão da banana e granola acrescentou elementos nutritivos importantes, gostei!

    Beijão e bom dia!

    ResponderExcluir
  13. Uma delicia, Carol. São tão boas essas sobremesas em camadas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá Carol, espectacular esta sua participação, bastante criativa e muito simples.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante essa preparação em camadas, e o aspecto final ficou espectacular :)

    ResponderExcluir