Bolo de Café



Mais um dia comum na cozinha, confeccionando um bolo de café para publicar no blog. [Eu sei que vão pensar "Outro bolo de café? Essa garota só sabe fazer coisa de café?!". Mas para tudo há explicação. Meu irmão solicitou a minha avó uma quantidade excessiva de café, porém "esqueceu" de consumir. Ou seja, havia 500 mL de café prontos para serem jogados pelo ralo da pia... Não podia permitir tal ato. Absolvida? Espero que sim. :)].


Continuando... Estava cozinhando o 7, como normalmente o faço. Fiz o bolo e o coloquei no forno elétrico. Enquanto fazia a cobertura, comecei a sentir um certo odor de borracha queimando. Meu faro nunca me deixa na mão! Comecei a farejar o ar [igual a Brandy, minha poodle]... De repente puxo algumas coisas aqui e BAM! Fogo na tomada onde o forno elétrico estava conectado! Entro em desespero, mas quando dou por mim saí correndo com a colher na mão, que estava fazendo a cobertura, em direção ao dispositivo que desliga a luz da casa.
Qual o problema? Ainda faltavam 10 minutos para terminar o tempo que o bolo deveria assar. Foi um momento tenso. Deixei ficar mais 20 minutos dentro do forno elétrico, para evitar que solasse. Retirei-o e coloquei no forno do fogão à gás, já que ainda estava cru.
Entre mortos e feridos, todos se salvaram (inclusive o bolo, que por sorte não solou).

Essa foi a aventura gastronômica de hoje. Muita adrenalina! Mas no final, o sucesso foi óbvio [metade do bolo foi consumido num piscar de olhos]. Beijos.


BOLO DE CAFÉ

Ingredientes da massa:
  • 1 xícara (chá) de café coado forte
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • margarina de farinha de trigo para untar
Ingredientes da cobertura [ invenção minha]:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)
  • 1 xícara (chá) de café coado forte e frio
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • granulado para decorar

Modo de preparo:

* massa:
  1. Bater os ovos, o açúcar, o óleo e o café.
  2. Acrescentar a farinha de trigo e o fermento.
  3. Misturar até obter uma massa homogênea.
  4. Despejar a massa em uma fôrma untada e enfarinhada.
  5. Levar ao forno preaquecido (180ºC), por 30 minutos ou até que esteja assado.
  6. Desenformar e reservar.
* cobertura:
  1. Em uma panela, misturar o leite condensado e o creme de leite.
  2. Adicionar o amido de milho diluído no café. Mexer bem.
  3. Levar ao fogo baixo até engrossar.
  4. Desligar o fogo e esperar amornar.
  5. Cobrir o bolo.
  6. Polvilhar com granulado.
  7. Servir.

8 comentários:

  1. Hahaha que adrenalina hein?
    O bolo ficou lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Carolzinha! Acho bolo de café tudo de bom. Pra mim nunca é demais. O seu ficou tão fofinho. Deve ter ficado uma delícia.
    bjk

    ResponderExcluir
  3. aspecto delicioso e cor fenomenal!!

    nunca fiz bolos nem outras sobremesas de café porque a minha mãe não gosta..mas sou viciadíssima em café!!

    um beijinho

    ResponderExcluir
  4. Uma aventura gastronómica que acabou com um final feliz e delicioso!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Que aspecto delicioso! Vou publicar a ligação no meu facebook!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que encontrei seu blog,amei...e as receitas são maravilhosa,eu tambèm sou Pimentel,legal né?
    Já estou ti seguindo e espero que me siga também,meu blog também é de receitas,já que é uma coisa que amo de paixão!
    Um abraço Gezza Pimentel

    ResponderExcluir
  7. Thank you, this blog has added to my knowledge obat tradisional untuk mengobati maag It's perfect

    ResponderExcluir