Macarrão com Couve-flor e Queijo ao Forno


A saga do Clareamento dental permanece... Continuo em busca de receitas que não tenham corantes... Estou a ponto de um surto! 
 Enfim... Como não posso comer molho de tomate e estava com saudade de comer macarrão, optei por essa receita que leva couve-flor e queijo. Salva pelo Jamie Oliver! O meu muso nunca me deixaria na mão. Ô lá em casa! ;)

Nem preciso dizer que o macarrão ficou divino. Quando é que o Jamie dá uma receita meia bomba? Nunca! Never! Jamás!

É isso, meu povo. Até a próxima.


MACARRÃO COM COUVE-FLOR E QUEIJO AO FORNO
  • 1/2 pé de couve-flor
  • 200g de queijo cheddar (como não tinha usei mussarela mesmo)
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • um punhado de salsa fresca
  • 400g de macarrão seco (pene, cotovelo)
  • 200g de crème fraîche (o Jaime diz que se não encontrar, preparar o seu com 1 1/2 xícara de creme de leite com 1/2 xícara de iogurte e deixar descansar na geladeira numa vasilha tampada por cerca de 6 horas)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
  1. Descarte as folhas verde externas da couve-flor e fatie a extremidade do talo. Divida a couve-flor em pequenos buquês. Corte o talo grosso ao meio, no sentido do comprimento, depois fatie-o finamente.
  2. Pique o queijo mussarela dentro de uma tigela.
  3. Pique os talos e folhas de salsa.
  4. Ponha uma panela grande de água salgada para ferver. Adicione o macarrão e toda a couve-flor e cozinhe até o macarrão ficar al dente. Escorra o macarrão com a couve-flor. Reserve a água do cozimento.
  5. Misture o queijo mussarela, o queijo parmesão e o crème fraiche. Leve ao micro-ondas para os queijos derreterem no crème. Se não tiver micro-ondas, pegue a tigela e acomode sobre a panela onde está sendo cozido o macarrão. Mexa em intervalos regulares até que o queijo esteja derretido e uniforme. 
  6. Acrescente a salsa picada ao queijo derretido e tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino.
  7. Coloque a massa e a couve-flor de volta na panela, despeje o queijo derretido por cima e misture. 
  8. Deve ficar com uma consistência macia, mas se achar muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento.
  9. Você pode servir a massa assim ou levar para grelhar no forno, temperatura média alta. Se optar por grelhar o macarrão, adicione 150 mL da água do cozimento e transfira-o para um refratário.

Um comentário: