Aproveitando esse frio carioca repentino fiz um sopa de cebola. Super prática e obviamente deliciosa. Porque coisa ruim, eu não publico. ;)
Bom feriadão.

  • 6 cebolas grandes
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 8 batatas
  • 1 tablete de caldo de carne ou galinha
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 lata de creme de leite
  • sal
  • queijo parmesão ralado
Em uma panela grande, derreta a manteiga com o azeite. Junte as cebolas fatiadas, deixe amolecer e dourar. Apague o fogo e reserve.
Descasque as batatas. Numa panela de pressão cozinhe as batatas com água (cerca de 2 litros) e o caldo de carne.
Bata as batatas cozidas com um pouco da água do cozimento no liquidificador. Adicione as cebolas (inclusive o óleo que vai estar na panela, porque ali que está o sabor da receita). Bata novamente até ficar um creme homogêneo.
Volte com o creme batido para a panela onde refogou as cebolas. Acerte o sal. Adicione o creme de leite. Misture bem. Já está pronta para  servir.

Obs: O queijo ralado pode ser usado de duas formas. Ou você polvilha sobre a sopa na hora que for comer Ou você pode colocar o queijo ralado direto na sopa e mexer até incorporar (1 pacote aproximadamente de queijo ralado).


Fiz essa receita faz muito tempo mas só agora tive tempo de postar. É um pão doce, mas não aquele doce enjoativo. O visual já é show e o sabor não fica atrás.




Ingredientes

Para a massa:
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 pacote de fermento seco para pão
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 600 mL de água morna
  • azeite

Para o recheio:
  • 100g de amêndoas
  • 100g de avelãs
  • 200g de manteiga sem sal
  • 2 colheres (chá) rasas de canela em pó e um pouco mais para polvilhar
  • 5 colheres (sopa) de mel
  • 100g de açúcar demerara e um pouco mais para polvilhar


Modo de Preparo:

Ponha a farinha, o fermento, o mel e o sal na tigela e, vá misturando, adicionando a água pouco a pouco até formar uma massa macia e esponjosa. Se achar que vai precisar de um pouco mais de água, pode colocar. Polvilhe uma superfície limpa e suas mãos (também limpas) com farinha e amasse durante alguns minutos. Unte ligeiramente uma tigela com azeite, transfira a massa para essa tigela, cubra com um pano e deixe descansar por pelo menos 30 minutos em local aquecido, até dobrar de volume.
Preaqueça o forno a 180°C. Espalhe as amêndoas e avelãs em uma travessa e coloque-as no forno por 6 a 8 minutos, até ficarem ligeiramente coradas. Misture 150 g da manteiga com a canela em uma tigela grande e reserve. Remova as amêndoas e avelãs do forno, enrole-as em um pano limpo e amasse-as ou então passe-as em um processador. Deixe esfriar completamente, misture à manteiga e reserve.

Polvilhe generosamente com farinha uma superfície limpa e um rolo a abra a massa no formato de um retângulo de 1 cm de espessura e aproximadamente 50 x 60 cm. Ponha a mistura de manteiga sobre a massa, espalhando o máximo que puder com as costas de uma colher. Deixe pingar o mel de forma uniforme sobre toda a mistura.

Levante cuidadosamente a extremidade da parte maior da massa e vá enrolando. Continue, com cuidado, até formar um cilindro. Corte em fatias de 3 cm de espessura. Unte uma assadeira funda de 20 x 30 cm com os 50 g restantes de manteiga e polvilhe toda a base com o açúcar demerara. Coloque as fatias na assadeira, verificando se estão bem bonitas e se consegue perceber o desenho do recheio. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 20 a 40 minutos, até as fatias dobrarem de tamanho. Polvilhe com uma boa quantidade de açúcar demerara e um pouquinho de canela e ponha no forno durante 25 minutos, até ficarem bonitas e douradas. Para servir, passe com cuidado uma lâmina pelos lados da assadeira e desenforme em uma travessa para o fundo caramelizado aparecer. 







Oi Pessoal,

Já fazem meses que não apareço para postar alguma receita. Mas mestrado entrou na reta final e ando um pouco sem vida. Consegui hoje tirar um tempinho para deixar essa receita super prática para vocês. Não fiz um bolo sem glúten e lactose em função desse modismo. Não sou à favor do terrorismo nutricional que anda por aí. Não sou contra o glúten, muito menos contra a lactose. Dedico essa receita às pessoas que possuem intolerância/ alergia ao glúten e/ou lactose, as quais realmente não podem consumir estes dois por uma questão de saúde.

Beijos. Hasta pronto.



Ingredientes

Massa:
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 2 cenouras grandes descascadas e picadas
- 1 xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 xícara (chá) de polvilho doce
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de semente de chia
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata o óleo, os ovos, o açúcar e as cenouras no liquidificador até ficar homogêneo. Despeje numa vasilha e acrescente a farinha de arroz, o polvilho doce, o sal e a chia. Vá mexendo até incorporar. Por fim, coloque o fermento e misture bem. Passe para uma forma untada com um pouquinho de óleo e leve ao forno médio por 30-40 minutos.

Cobertura:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 2 colheres das de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó
- 3 colheres (sopa) de água
Prepare a cobertura, misturando os ingredientes e levando ao fogo até dissolver. Espalhe a cobertura ainda quente sobre o bolo e deixe esfriar antes de cortar.