Bananal (SP) - O que fazer e onde comer


Oi pessoas,


Andei sumida por estar conhecendo uma cidade chamada Bananal. Ela situa-se no extremo leste do Estado de São Paulo e foi fundada em 1783 devido a necessidade de um caminho por terra entre as Capitanias de São Paulo e do Rio de Janeiro, que evitasse os riscos das viagens marítimas a partir de Paraty (cidade litorânea do Estado do Rio de Janeiro). Com o advindo do café, houve um crescimento da cidade e de sua riqueza, sendo concedido à Bananal o título de maior produtora de café do Brasil.
Bananal guarda ainda marcas desta época de opulência, com os casarões de arquitetura neoclássica, as fazendas (parecem museus e ainda por cima foram usadas como cenário de várias novelas) e um parque ecológico (com cachoeiras lindíssimas).
Além disso, há as lojas de artesanato as quais baseiam-se na arte em barbante.
Quem gosta de conhecer a história do nosso país deve conhecer essa cidade.


O QUE FAZER?


- Casa do Artesão: Localiza-se no antigo Solar Manuel Aguiar Valim (centro da cidade) - construção de caráter monumental, de estrutura neoclássica. Lá estão a venda produtos de artesanato feitos por artesão locais e alguns produtos típicos da região (doce de limão, goiabada, bombom de caipirinha, vinagre aromatizado, pimentas em conserva, licores, etc.).






- Fazenda dos Coqueiros (1855): Uma das grandes fortunas do ciclo do café, mantendo sua estrutura antiga e conservada como no século XIX. Ela está localizada na Rodovia dos Tropeiros, à 15 minutos de Bananal. Nos salões da fazenda encontramos os vestígios do passado com objetos da época e peças autênticas, encontradas enterradas nos arredores da fazenda, incluindo objetos de tortura de escravos. Conhecemos nesta fazenda uma senzala autêntica e o único banheiro colonial de toda a região. Cobram R$ 8,00 por pessoa.


Entrada principal da sede da Fazenda dos Coqueiros - Ela foi usada como cenário da novela Sinhá Moça, era a casa do Sr. Coutinho, personagem interpretado por Othon Bastos).


- Fazenda Resgate: É uma propriedade particular tombada pelo IPHAN, mantida por seus proprietários, e a visitação deve ser previamente agendada pelo tel (12)3116-1577 (Cobram R$ 10,00 por pessoa). Essa fazenda foi toda reestruturada, resgatando todas as memórias. Ela foi fundada no princípio do século XIX, possui salões e capelas decoradas pelo pintor espanhol José Maria Vilaronga.

Entrada principal da Casa Grande da Fazenda Resgate - Foi cenário da novela Cabocla (Casa do Coronel Justino, interpretado por Mauro Mendonça) e da novela Dona Beija.


- Fazenda Boa Vista: A sede da fazenda Boa Vista foi construída na década de 1780, no estilo casarão com um pavimento sobre porão alto. Atualmente é um Hotel Fazenda, que localiza-se na Rodovia dos Tropeiros, Km 327, tel (12)3116-1230. 
Essa fazenda serviu de cenário para filmagens de várias novelas, mini-séries, e diversos casos especiais, entre eles: Dona Beija (1986), Cabocla (2004), Um Só Coração (2004), Sinhá Moça (2006), Equador (Novela Portuguesa/ 2008), O Coronel e o Lobisomem (2005).

Entrada da Fazenda Boa Vista


ONDE COMER?


O restaurante 418 fica bem ao lado do Solar Aguiar Valim. Comandado por família tradicional da culinária local, o restaurante serve comida no fogão à lenha, com pratos variados da comida caipira. Destaque pro feijão tropeiro, polenta frita, torresmo e carne de porco. Atende de segunda à sábado no almoço, e é Self-service ou Comida à quilo. Localiza-se na Praça Pedro Ramos, 81 - Centro.




É isso aí. O Brasil tem muitos recantos e encantos. Pé na estrada!

3 comentários:

  1. ASSIM QUE VI AS FOTOS DAS FAZENDAS, PENSEI NAS VOSSAS NOVELAS , ESSAS NOVELAS ERAM AS MINHAS PREFERIDAS.
    ADOREI AS FOTOS,SÃO LINDAS.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Carol, achei linda essa cidade Bananal, uma viagem ao interior é o máximo, essa Fazenda Boa Vista eu me recordo da novela Dona Beija. Parabéns
    e felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Bananal agradece sua visita e comentários. Adorei as receitas do blog! parabéns!

    ResponderExcluir