Fondue de Queijo Econômico


O inverno é a época perfeita para apreciar uma fondue... E não podemos deixar passar essa oportunidade, porque no nosso país tropical o calor reina quase o ano inteiro.
A fondue (palavra que significa derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Para não passarem fome, eles aproveitavam restos de queijo (já que eram produtores de leite e queijo). Tendo o principal ingrediente em grande quantidade, inventaram uma comida quente, simples e saborosa para suportar o inverno. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.
Mais tarde (na década de 50) que um chef inventou a fondue de chocolate para servir de sobremesa.
Apesar de ser uma comida de origem rural, a fondue é considerado uma pra preparação refinada devido ao seu custo um pouco elevado, já que seus ingredientes são queijos com um preço um pouco mais salgado (gouda, emental, gruyére e gorgonzola).
Por isso, que proponho a vocês essa versão mais econômica. Enjoy!

FONDUE DE QUEIJO ECONÔMICO

  • 1 litro de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 pacote de creme de queijo
  • 500g de queijo mussarela cortado em cubos
  • 1/2 pote de requeijão
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco
Diluir a farinha de trigo e o creme de queijo no leite. Levar ao fogo até engrossar. Adicionar o queijo mussarela e o requeijão, mexendo até o queijo derreter. Acrescentar o vinho e mexer por uns minutinhos. Colocar na panela do fondue o creme de queijo. Cortar um pão italiano em cubos. Servir.

2 comentários:

  1. Adorei a sugestão! Já há tanto tempo que não faço fondue de queijo...vou experimentar a sua ideia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que pela quantidade de leite precisava de um pouco mais de massa de trigo pra engrossar,ficou gostoso,mas não engrossou muito.Ah,acrescentei carne moida também.

    ResponderExcluir