Aprendi a comer kibe cru com o meu pai. Ele fez para mim e depois que provei nunca mais deixei de comer. Muitas pessoas não gostam desta preparação, porque é feita com carne crua. Na minha mente, eu enxergo apenas uma iguaria da culinária árabe.
Mas o sabor do kibe sempre me atraiu, independente do preparo. Lembro que desde pequena sempre quando estava numa festa ou ia comer num restaurante, ao trazerem a cestinha cheia de salgados o primeiro que eu pegava era o kibe. As crianças geralmente querem a coxinha ou o enroladinho de presunto. Comigo não. Eu enfiava um kibe na boca e já ficava com outro na mão de garantia [não era muito educada..rs].
Essa postagem vai ter duas opções de preparo do kibe: cru e assado. Para agradar a gregos e troianos. Eu acredito que o kibe cru [quando as pessoas gostam] é um excelente prato para receber família ou amigos.
Asalam Aleikum! Até a próxima.
KIBE CRU
Ingredientes:
- 1,2 Kg de carne moída [pode ser patinho, músculo]
- 500g de trigo para kibe
- hortelã picada a gosto
- azeite a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- 3 xícaras (chá) de água fervente
- salsinha picada a gosto
- sal a gosto
- 1 cubo de caldo de galinha [opcional]
- 3 cebolas bem picadas
- cebola em rodelas e folhas de hortelã para decorar
- Para acompanhar: pão árabe, limão cortado em gomos e pasta de grão de bico.
Modo de preparo:
- Dissolver o cubo de caldo de galinha na água fervente.
- Colocar o trigo para kibe em uma bacia. Jogar a água quente no trigo e mexer. Deixar hidratar por um tempo. Se perceber que ficou com excesso de água, espremer o trigo antes de misturar à carne moída.
- Em uma bacia, misturar a carne moída, as cebolas picadas, o azeite, a pimenta-do-reino, a hortelã picada, a salsinha e o trigo para kibe [já hidratado]. Mexer bem.
- Provar para ver se está bom o tempero. Se achar sem graça, acrescentar mais azeite, sal e pimenta-do-reino. Misturar.
- Colocar numa travessa e decorar com cebolas em rodelas e folhas de hortelã.
KIBE ASSADO
Ingredientes: os mesmos ingredientes para fazer o kibe cru.
Modo de preparo: Fazer o mesmo preparo até obter o kibe cru. Porém, ao invés de colocar numa travessa e servir, moldar com as mãos os kibes. Em um refratário [ou tabuleiro] colocar um fio de azeite no fundo. Dispor os kibes e levar ao forno pré-aquecido. Assar até ficarem dourados.
Confesso que prefiro o assadinho... rs... fritinho também é ótimo né??
ResponderExcluir=)
Beijos
Hummm...eu prefiro o kibe cru...rsrs
ResponderExcluiradooooro
Bela receita
bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
Minha preferência é pelo kibe frito, mas o assado é bom. Kibe cru eu nunca comi, acho mesmo estranho comer carne crua por questões de higiene (nem o meu cachorro come carne crua).
ResponderExcluir